A Descrição de Cargo é um dos principais pilares da gestão de colaboradores e do processo de recrutamento e seleção e um bom modelo de descrição de cargo pode ajudar a facilitar muito estes processos.
No caso do recrutamento de novos colaboradores a descrição de cargo estabelece as expectativas para os candidatos qualificados e informa aos potenciais candidatos sobre o cargo e a empresa.
O modelo de descrição de cargo documenta a função e as responsabilidades de um colaborador antes dele(a) ser contratado(a).
Embora fazer a analise e descrição de cargo de forma precisa e convincente seja trabalhoso, investir tempo e esforço para fazê-la com qualidade irá se justificar plenamente ao longo do tempo.
Vamos então discutir tudo o que todo profissional de RH precisa saber sobre como realizar a analise e descrição de cargo e usar um bom modelo de descrição de cargo.
TÓPICOS
O que é um modelo de descrição de cargo?
Como elaborar uma descrição de cargo em 6 passos
A importância da descrição de cargo para o Recrutamento e Seleção
Como elaborar um anúncio de vaga eficaz
Modelos de descrição de cargo – Exemplos:
– Gerente de Contas (Account Manager)
– Executivo de Contas (Account Executive)
– Analista de BI (Business Intelligence)
O que é um modelo de descrição de cargo?
Um modelo de descrição de cargo é uma ferramenta muito útil, em linguagem simples e direta, que explica as atividades, obrigações, funções e responsabilidades de um cargo.
Ou seja, em resumo, a descrição de cargo estabelece as atribuições e os requisitos de uma determinada posição, e deve refletir precisamente tanto a natureza da função quanto as tarefas que serão desempenhadas pelo colaborador atual ou futuro.
Assim, ela deve detalhar quem executa o trabalho específico, como esse trabalho deve ser realizado, a frequência e o propósito do trabalho no que diz respeito à missão e objetivos da organização.
Neste sentido, a descrição de cargo não deveria ser uma lista genérica ou vaga das habilidades requeridas mas sim uma lista específica dos requisitos e das habilidades práticas desejadas e que sejam relevantes para a função.
A descrição de cargo tem diversas aplicações práticas tais como: estabelecer títulos de cargos e níveis de remuneração, suporte para avaliação de desempenho, esclarecer as missões dos colaboradores, criar limites de tolerância razoáveis e, por fim mas não menos importante, servir de base para o processo de recrutamento e seleção.
Neste último caso, ela deveria funcionar como referência para os candidatos potenciais para eles tomarem como base ao redigirem cartas de apresentação e ajustarem os CVs antes de submetê-los.
Descrições de função vagas geralmente estimulam candidatos não qualificados e afastam o perfil de candidatos que são realmente desejados.
Um dos principais papéis da descrição do cargo é justamente atrair os perfis de candidatos que mais interessam para a organização.
Por essa razão você deve usar a linguagem adequada para esse perfil de candidato que está buscando e quer atrair.
Ela é útil também para o planejamento de carreira, para apoiar a decisão de treinamentos para capacitação e para estabelecer os requisitos legais para propósitos de compliance.
Ela também deve ser explicada e justificada dentro da hierarquia das outras funções na organização.
Uma descrição de cargo dá ao colaborador uma referência clara e resumida para ser usada como guia no desempenho da respectiva função. Da mesma forma, o gestor pode usar uma descrição de cargo como ferramenta de acompanhamento para assegurar que o colaborador esteja atendendo às expectativas da função.
O modelo de descrição de cargo deve incluir as habilidades e competências específicas bem como um histórico desejado de desempenho por parte do candidato.
Como elaborar um modelo de descrição de cargo em 6 passos
As melhores descrições de cargo são detalhadas mas ao mesmo tempo objetivas e concisas.
Utilize termos específicos e mantenha um tom profissional, mas não faz mal ser um pouco informal também.
Leve a sério a descrição de cargo ou você corre o risco dos talentos ficarem mais interessados em outras oportunidades.
A descrição de cargo é parte integrante de uma das etapas do ciclo de vida do RH. Saiba mais sobre o ciclo completo de vida do RH em um outro artigo da Academia INOVARH. Clique aqui.
Uma descrição de cargo pode ser elaborada através de um processo de 6 passos:
Passo 1: Análise de Cargo
O processo de reunir, avaliar e interpretar os dados sobre as atividades de um cargo proporciona informações precisas sobre a função, de forma que a organização opere eficientemente.
A análise do cargo inclui as seguintes etapas:
- Entrevistar os colaboradores para identificar precisamente quais tarefas são executadas e quais as que farão parte do escopo de responsabilidades do cargo no futuro próximo.
- Observar a forma como as tarefas são executadas.
- Solicitar aos colaboradores para preencherem questionários ou planilhas de trabalho.
- Levantar dados sobre o cargo a partir de outras fontes, tais como pesquisas salariais. Os resultados devem então ser documentados e revisados pelo colaborador atualmente no cargo – e pelo seu gestor – para quaisquer alterações em relação a conhecimentos, aptidões, capacidades, características físicas, fatores ambientais e credenciais / experiência no cargo.
- Conhecimento: entendimento de um conjunto de informações construído por experiência ou estudo.
- Habilidades: competências presentes e verificáveis, necessárias para desempenhar uma atividade aprendida.
- Capacidade: competência para executar um comportamento verificável ou que resulte em um produto verificável.
- Características físicas: os atributos físicos do empregado para desempenhar funções com uma ergonomia razoável.
- Fatores ambientais – condições de trabalho (dentro ou fora do escritório).
- Experiência – nível mínimo de formação, experiência prática e certificações válidas para o cargo.
Passo 2: Estabeleça as funções essenciais do cargo (requisitos mínimos)
Uma vez que o padrão de desempenho de um determinado cargo tenha sido estabelecido, o passo seguinte é definir as funções essenciais (ou requisitos mínimos) do cargo.
A definição das funções essenciais envolve os seguintes passos:
- Garantir que as atividades do cargo realmente são necessárias ou pré-requisito do trabalho.
- Determinar a frequência ou o tempo com que as funções essenciais devem ser executadas.
- Evidenciar as consequências em caso da não execução ou execução inadequada da função, e se isso seria prejudicial ao funcionamento da organização ou resultaria em consequências graves.
- Determinar se essas funções podem ser redesenhadas ou executadas de outra forma.
- Determinar se essas funções podem eventualmente ser realocadas para outro colaborador.
Uma vez definidas as funções ou requisitos essenciais a empresa pode determinar na sequência os requisitos desejáveis ou os diferenciais do cargo.
O uso do termo “função essencial” ou “requisito mínimo” deve fazer parte da descrição do cargo e indicar explicitamente como a pessoa deve realizar o trabalho.
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Passo 3: Organize os dados de forma resumida
A estrutura da descrição de cargo pode variar de empresa para empresa. No entanto, todas as descrições de cargo em uma mesma organização deveriam ser padronizadas para maior eficiência.
Na descrição do cargo devem então ser incluídos os seguintes tópicos:
- Título do cargo: nome do cargo ou posição. Torne o título do trabalho o mais claro e conciso possível. As pessoas procuram termos que conhecem, por isso não se afaste da linguagem padrão do setor em relação a títulos de cargos comuns. Não deixe de incluir termos específicos, como por exemplo, as linguagens de programação necessárias para o cargo. O título “Lead Front End Angular JS Engineer” é muito mais descritivo do que Desenvolvedor e irá atrair candidatos mais qualificados.
- Grau / nível / família / níveis de remuneração: grupos ou faixas salariais em que são enquadrados cargos de valor igual ou semelhante, incluindo níveis salariais mínimo e máximo.
- Gestor: título da posição para quem o cargo está subordinado.
- Data: data de aprovação ou última revisão.
- Resumo / objetivo: sumário e objetivos gerais do cargo.
- Funções essenciais ou requisitos mínimos: funções essenciais, incluindo a forma como o colaborador deve executá-las e suas respectivas frequências; tarefas efetivamente necessárias ou exigidas para desempenhar a função. Escreva em frases completas. Seja minucioso e conciso. Os candidatos estarão melhor preparados para a entrevista e função se souberem exatamente o que se espera deles.
- Competência: conhecimentos, aptidões e habilidades.
- Responsabilidade de supervisão – subordinados diretos (se for o caso) e nível de supervisão.
- Ambiente de trabalho – temperatura, nível de ruído, interior ou exterior, ou outros fatores que afetem as condições de trabalho da pessoa durante sua execução.
- Exigências físicas: as exigências físicas do trabalho, incluindo curvar, sentar, levantar e dirigir.
- Tipo de posição e horas de trabalho previstas – regime de trabalho integral ou parcial, horas e turnos de trabalho típicos, dias da semana e previsão de horas extras quando necessário.
- Porcentagem de tempo de viagem esperado para a posição, localmente ou para países / estados específicos, etc.
- Formação e experiência necessárias – educação, experiência, certificações, conhecimentos de plataformas específicas, com base em requisitos relacionados ao trabalho e consistentes com a necessidade do negócio.
- Formação e experiência desejáveis – educação e experiência baseadas em requisitos relacionados ao trabalho e consistentes com a necessidade do negócio, não mandatórios, mas que representam uma qualificação adicional proporcionando vantagem ao candidato que as possua.
- Qualificações adicionais de elegibilidade – requisitos adicionais tais como certificações, experiência específica na indústria, etc.
- Plano de ação afirmativo (afirmação de igualdade de oportunidades de emprego): cláusula(s) que delineiam requisitos e práticas de oportunidades igualitárias de trabalho do empregador.
- Outros encargos – Declaração de exoneração de responsabilidade. Vide Passo 4.
- Missão da Empresa
A maioria das empresas tem uma longa declaração de missão com valores centrais e um código de cultura. Resuma em cerca de duas a quatro frases. Para candidatos que procuram várias empresas e vagas em aberto as missões começam a soar idênticas. Os candidatos podem ler sobre o perfil completo da empresa no site.
Passo 4: Acrescente uma declaração de exoneração de responsabilidade
É uma boa ideia incluir uma declaração que indique que a descrição do cargo não se destina a esgotar ou conter uma lista completa de atividades, deveres ou responsabilidades que são exigidas do colaborador.
As funções, responsabilidades e atividades podem ser alteradas ou podem ser atribuídas novas funções a qualquer tempo, com ou sem aviso prévio.
A maioria das empresas inclui uma declaração do empregador de igualdade de oportunidades e que o empregado pode ser obrigado a desempenhar funções de trabalho adicionais para além da descrição. Faça sua pesquisa porque isenções de responsabilidade podem ajudar as empresas a evitar processos judiciais.
Passo 5: Incluir linhas para assinatura
As assinaturas são uma parte importante da validação da descrição do cargo.
Elas mostram que a descrição do cargo foi aprovada e que o colaborador compreende os requisitos, as funções essenciais e as obrigações do cargo. As assinaturas devem incluir gestor e colaborador.
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Passo 6: Conclusão
Um esboço da descrição do cargo deve ser apresentada à gerência sênior da área / organização e ao gestor do cargo para revisão e aprovação.
O esboço permite a possibilidade de rever, acrescentar ou excluir qualquer detalhe antes da descrição de cargo final ser aprovada.
É possível utilizarmos a ferramenta da Matriz Nine Box (9 Box) na criação das descrições de cargos baseando-as no perfil do colaborador identificado como de bom desempenho e potencial.
A importância da Descrição de Cargo para o Recrutamento e Seleção
Não importa quantas descrições de cargo você escreva, elas nunca parecem se tornar mais fáceis, principalmente se você as escrever para funções sobre as quais tem pouco conhecimento.
As descrições cargos são úteis tanto para os candidatos potenciais quanto para as organizações contratantes dentro dos seus processos de recrutamento e seleção pelos seguintes motivos:
Atrair os talentos desejados
Uma descrição de cargo concisa e convincente tem um papel importante na atração de candidatos qualificados. Com o LinkedIn, Facebook, Twitter e e-mail, a capacidade de publicar e compartilhar vagas é instantânea e tem capacidade de alcance exponencial.
Estabelecer expectativas
Uma descrição clara do cargo prepara todos para o sucesso. Os candidatos compreendem o que se espera, os candidatos mais qualificados irão se candidatar e os candidatos menos qualificados irão seguir em frente e economizar tempo para eles e para a organização.
Preparar para as entrevistas
Uma descrição de cargo bem elaborada pode ajudar tanto os candidatos quanto os entrevistadores a se prepararem para o grande dia. Os candidatos serão capazes de se preparar para prováveis temas de conversa e as pessoas responsáveis pelas entrevistas estarão prontas para fazer perguntas para avaliar com precisão as qualificações do(a) candidato(a).
Causar uma ótima primeira impressão
As descrições de cargos são muitas vezes o primeiro ponto de contato dos candidatos com a empresa e podem moldar a primeira impressão. Tal como os currículos, qualquer jargão ou erro gramatical poderá desestimular um candidato e deixar uma impressão negativa duradoura.
Simplificar a pesquisa
A busca por emprego é demorada, especialmente para os mais de 70% de candidatos passivos e atualmente empregados. Descrições de cargo claras e concisas ajudam os potenciais candidatos a comparar salários, benefícios e mesmo a cultura da empresa para definir se vale a pena se candidatar.
Estabelecer os parâmetros de referência
Uma vez contratado o(a) candidato(a), a descrição de cargo servirá de base para medir o crescimento, como referência durante as avaliações de desempenho e para consideração em oportunidades futuras de treinamento.
A descrição de cargo é uma etapa fundamental do processo de recrutamento e seleção. Conheça mais sobre esse processo em nosso artigo “Recrutamento e Seleção: Um guia prático em 7 passos“
Como elaborar um anúncio de vaga eficaz
Antes de começar a analisar CVs de candidatos potenciais você precisa garantir, como já mencionamos anteriormente, que está atraindo os tipos certos de candidatos para a posição.
A melhor forma de fazer isso é através de um anúncio de vaga claro e objetivo.
O entendimento do que representa um anúncio eficaz implica, em primeiro lugar, na compreensão do propósito da redação do anúncio.
Além disso, esse entendimento exige também que você compreenda o que o público alvo irá achar atrativo na posição.
Erros que você deve evitar no anúncio da vaga
- Uso de jargões. O uso de jargões comuns do setor em que sua organização se insere pode ajudar a atrair candidatos que sejam experientes e ao mesmo tempo focados no desenvolvimento profissional. Apesar disso, você deveria sempre evitar a utilização de jargões locais. Não se refira aos programas da sua organização através de nomes internos, descreva-os usando termos de conhecimento e uso geral.
- Ser irrealista ao escrever o anúncio da vaga. A descrição da função deve ser precisa em relação à realidade das responsabilidades do dia-a-dia. Ao escrever a descrição de um candidato perfeito ou ideal você corre o risco de eliminar candidatos que sejam perfeitamente qualificados para a função.
- Você deve revisar a linguagem cuidadosamente para garantir que esteja sendo inclusivo. Isso significa evitar o uso de linguagem discriminatória. Evite quaisquer frases que possam ser construídas como indicativas de requisitos de idade, culturais, religiosos, gênero, etc. Estes tipos de frases fazem com que sua empresa se torne não-atrativa para potenciais candidatos e também podem ser questionadas do ponto de vista legal atualmente.
- Descrições de cargo desatualizadas. Tenha certeza de que sua descrição cargo esteja sempre atualizada, principalmente quando você está anunciando. Evite usar anúncios antigos quando estiver buscando candidatos em função de que eles “envelhecem” rapiramente. Busque garantir que cada função seja descrita com precisão dentro da realidade e expectativas do mercado de trabalho atual. Isto irá tornar a vaga mais atrativa para candidatos potenciais.
O processo de recrutamento e seleção utilizando uma descrição de cargo bem elaborada poderá ser realizado através de uma consultoria de recrutamento e seleção. Saiba mais em nosso artigo “Consultoria de Recrutamento: O que é, Porque contratar“.
Dicas Finais – Modelo de Descrição de Cargo
Leve sua descrição de cargo para o próximo nível
Atualmente, as empresas incluem detalhes que ajudam a diferenciá-las de outros empregadores.
Certamente existe um equilíbrio entre escrever uma descrição de cargo completa e detalhar em excesso. Isso cabe ao RH decidir. Aqui estão algumas seções adicionais para considerar na elaboração da descrição de cargo.
A experiência do colaborador começa já na fase da candidatura a uma nova posição de trabalho. Para conhecer mais sobre employee experience e como uma experiência ótima é um grande diferencial em relação aos concorrentes leia nosso artigo “Employee experience e Design thinking“.
A leitura continua abaixo
Conheça também nossos cursos de Employee Experience (Experiência do Colaborador) e Design Thinking:
Benefícios
Benefícios não financeiros muitas vezes são um fator decisivo para candidatos potenciais. Alguns exemplos:
- Plano de Saúde
- Vale refeição e / ou alimentação
- Opções de acolhimento de crianças
- Etc.
Regalias
Regalias não são a mesma coisa que benefícios.
As regalias são um bom complemento que a empresa oferece aos seus empregados para melhorar o equilíbrio trabalho vida e ajudá-los a viver uma vida mais feliz e produtiva.
Modelos de Descrição de Cargo – Exemplos
Modelo de Descrição de Cargo – Business Partner
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre o Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral da função. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Atuar como canal entre gestores e suas equipes, facilitando a boa comunicação e um clima organizacional adequado para a realização de todas as atividades.
● Realizar pesquisas internas a fim de monitorar o clima organizacional.
● Implementar estratégias de alinhamento e integração entre gestores, colaboradores e interesses do negócio para a melhoria de processos internos.
● Atuar como ponto focal dos clientes internos.
● Elaborar relatórios com indicadores e métricas que colaborem com a tomada de decisões.
● Antever conflitos entre as diferentes áreas da empresa e fazer a mediação dos mesmos, quando for necessário.
● Orientar os gerentes quanto às melhores práticas de desenvolvimento de colaboradores.
● Propor e aplicar programas de desenvolvimento organizacional e fazer a gestão estratégica das pessoas.
Requisitos
● Ensino superior completo em Administração de empresas, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão empresarial.
● X anos de experiência em gestão de desempenho.
● Conhecimento sólido em treinamento e desenvolvimento.
● Conhecimentos dos subsistemas de recursos humanos.
● Perfil generalista.
● Certificação em Recursos Humanos.
● Capacidade de planejamento.
● Ter boa capacidade de mediação de interesses e resolução de conflitos.
● Bom relacionamento interpessoal.
● Olhar estratégico.
● Pós-graduação em andamento ou completa.
Modelo de Descrição de Cargo – Gerente de Contas (Account Manager)
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre o Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral da função. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Construir relacionamentos a longo prazo com [clientes, consumidores, parceiros] desde o onboarding até o aconselhamento deles ao longo do ciclo de vida útil.
● Coordenar com a área de Sucesso do Cliente e Marketing para assegurar que os clientes otimizem [inserir produto ou serviço] e comecem a usar apropriadamente novos produtos uma vez que eles se relacionem com as necessidades do cliente.
● Analisar os KPIs de vendas, tendências, crescimento / perda de negócios, oportunidades de aumentar o ticket médio e fornecer recomendações acionáveis para melhorias do time da empresa.
● Servir como embaixador da marca para produtos existentes e novos, desenvolvendo apresentações de vendas sob medida para cada cliente.
● Manter e aumentar as vendas, identificando novas oportunidades de vendas de produtos de maior valor agregado e vendas de outras linhas de produtos.
● Identificar clientes em risco, resolver conflitos e aconselhá-los até encontrarem sucesso com [inserir produto ou serviço].
● Associar-se com [inserir equipes que contribuam para a conta do cliente] para definir um plano estratégico e executar campanhas de alto desempenho para os clientes.
● Apresentar KPIs para a direção da organização e cumprir consistentemente os prazos, manter-se dentro do orçamento e atingir as quotas de vendas.
Requisitos
● Bacharelado em [inserir graduação] ou em área relacionada OU o equivalente em experiência de trabalho.
● X anos de experiência de trabalho em vendas, gestão de contas ou gestão de projetos.
● Histórico comprovado que excede as metas de crescimento.
● Excelente com multitarefas e atenção aos detalhes.
● Experiência na construção de relacionamentos profissionais a longo prazo.
● Fortes capacidades de comunicação escrita e verbal e de apresentação.
● Conhecimento excepcional de plataformas digitais, incluindo [inserir plataformas relevantes].
● Preferencial: Experiência de trabalho em [inserir setor].
Modelo de Descrição de Cargo – Executivo de Contas (Account Executive)
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Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre o Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral da função. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Identificar, qualificar, buscar e fechar um pipeline de oportunidades de novos negócios.
● Gerenciar o ciclo de vida de vendas completo para superar as metas de vendas mensais, trimestrais e anuais.
● Apresentar [inserir seu produto ou serviço] de forma articulada, confiante e profissional.
● Construir e manter ótimos relacionamentos com os clientes atuais e prospectivos.
● Pensar estrategicamente para qualificar e converter os prospects certos.
● Usar [inserir o seu CRM] para rastrear e reportar eficazmente o pipeline de clientes.
● Gerenciar o processo de compra dos clientes e negociar custos e contratos com os clientes.
● Trabalhar em proximidade com as áreas de marketing, tecnologia, design, produtos e vendas para entregar soluções efetivas.
Requisitos
● Bacharelado em área relacionada a negócios ou comunicação, tais como marketing, publicidade, estatística, negócios ou psicologia.
● [X] anos de experiência em posições em vendas.
● [X] anos de experiência com [insira o seu CRM].
● Comprovado histórico de sucesso na construção de relacionamentos com clientes [insira senioridade ou indústria].
● Comprovado histórico de sucesso na superação das metas de vendas.
● Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal.
● Habilidades de apresentação eficazes e confiantes.
● Entendimento claro e execução comprovada de métodos e técnicas de vendas.
Modelo de Descrição de Cargo – Analista de Business Intelligence (B.I.)
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Usar [inserir software de BI] para colher dados essenciais relacionados ao sucesso do negócio e fornecer soluções inteligentes para pontos fracos da organização.
● Analisar os dados brutos, realizar análises quantitativas complexas, avaliar o risco e convertê-lo em objetivos de negócio acionáveis.
● Ter capacidade de construir storytelling com os dados analisados e apresentá-la para que os principais interessados na organização a compreendam de forma significativa e abrangente.
● Colaborar com as equipes internas para viabilizar as ideias, estabelecer referências, avaliar o risco e coordenar soluções com Marketing, Produto, Tecnologia, Operações, Vendas e Finanças.
● Fornecer aos membros individuais da equipe os conhecimentos e recursos para compreenderem as métricas de forma independente e tomarem decisões embasadas em dados.
● Atuar como um recurso de conhecimento para questões, preocupações e ideias internas em torno de soluções de negócio dentro de cada departamento.
● Manter-se em sintonia com as tendências do setor e com os dados da concorrência para garantir que o nosso produto / serviço continua a ser líder no mercado.
Requisitos
● Bacharelato em Informática, Sistemas de Informação, Finanças, Matemática, Estatística, Tecnologia da Informação, Economia, Sistemas de Informação de Gestão ou área STEM relacionada.
● X anos de experiência em relatórios ou análises de business intelligence.
● X anos de experiência em gerenciamento de projetos.
● Excepcionais habilidades de comunicação escrita e verbal e de apresentação, com a capacidade de transmitir informação altamente técnica tanto a especialistas da indústria quanto a grupos de interesse não técnicos da organização.
● Fortes conhecimentos de [inserir plataforma ou software de Business Intelligence].
● Ótimos conhecimentos em linguagens de programação [inserir linguagens essenciais].
● Experiência com ferramentas de elaboração de relatórios, como [inserir ferramentas de elaboração de relatórios].
Modelo de Descrição de Cargo – Gerente de Projetos (Project Manager)
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Definir o cronograma dos projetos, redigir propostas, estabelecer orçamentos e manter a documentação do projeto ao longo do seu ciclo de vida.
● Coordenar entre equipes internas e recursos externos, comunicando orientações e prazos de forma clara, eficaz e consistente.
● Avaliar o risco durante todo o ciclo de vida do projeto e antecipar as necessidades internas, externas e do cliente e implementar prontamente a resolução de problemas com as áreas interessadas no projeto.
● Coordenar entre as equipes internas para delegar e priorizar tarefas e conduzir atualizações de status e acompanhamentos com membros individuais da equipe para assegurar a conclusão das tarefas.
● Fornecer verificações regulares do estado do projeto, acompanhamento do progresso e atualizações dos resultados com equipes internas, recursos externos, clientes e áreas interessadas.
● Gerir a relação com os clientes ao longo do ciclo de vida do projeto e manter padrões elevados para os contribuintes individuais, responsabilizando todos por seus prazos.
● Estabelecer parcerias com equipas internas, incluindo equipas de Vendas, Marketing, Engenharia, Sucesso do Cliente e Consultoria.
● Apoiar os novos membros da equipe com a integração, orientação, planejamento, orçamentação, implementação e consistentemente com o envio de mensagens, tom e controle de qualidade geral.
Requisitos
● Bacharelado em Negócios, Marketing ou Tecnologia ou o equivalente em experiência.
● X anos de experiência em gestão de projetos na [inserir indústria].
● Experiência na gestão de plataformas de programação, como [inserir plataforma].
● Fortes capacidades escritas, verbais, de apresentação e de comunicação geral.
● Excelente multitarefa, capaz de trabalhar tanto de forma independente como em equipe.
● Experiência anterior na gestão de times.
● Profissional de Gestão de Projetos (PMP) ou Certificado ScrumMaster®(CSM®) será um diferencial.
Modelo de Descrição de Cargo – Desenvolvedor Java
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Programar, desenvolver e testar arquivos de classe de alta qualidade, estáveis e escaláveis e que se traduzam em soluções de negócios eficazes para o nosso [inserir software/website/aplicação].
● Desenvolver e manter uma arquitetura de aplicação, estruturas, estruturas de dados e mecanismos de recuperação confiáveis.
● Aprender e crescer continuamente como desenvolvedor, mantendo-se atualizado com as tendências e atualizações do setor.
● Resolução de problemas e teste de bugs e garantia de qualidade ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento de software.
● Resolver proativamente os erros, os próprios erros quando estes acontecem e partilhar o que aprender com os companheiros.
● Coordenar com equipes de tecnologia, crescimento e operações para melhorar nosso [inserir software / website / aplicação] e solucionar problemas de produção.
● Trabalhar de forma independente e colaborar com uma equipe de engenheiros com revisão por pares para aprenderem e ensinarem uns com os outros.
● Ajudar a estabelecer e documentar as melhores práticas e normas de codificação do desenvolvedor.
Requisitos
● X anos de experiência no desenvolvimento de software, sistemas de informação, matemática, especificamente em Java.
● Bacharelado em Ciência da Computação ou o equivalente em experiência.
● Fortes conhecimentos de [inserir linguagens de codificação adicionais].
● Experiência anterior na utilização de [inserir bases de dados relevantes].
● Proficiência com [inserir tecnologias Java relevantes].
● Fornecer exemplos concretos de projetos anteriores bem sucedidos.
● Uma mistura de competências técnicas para desenvolver fortes competências de programação e competências transversais para colaborar eficazmente com uma equipe e outros departamentos.
● Conhecimento de Hibernate ou Spring, de preferência.
Modelo de Descrição de Cargo – Gerente de Customer Success
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Construir fortes relacionamentos de longo prazo com os clientes através de comunicação constante e resolução eficiente das questões com soluções alternativas modeladas para suas necessidades individuais.
● Atuar como um embaixador dos produtos, da empresa e da indústria, atento a educar clientes e prospects sobre as funcionalidades do [insira o produto/serviço].
● Apresentar relatórios mensais, trimestrais e anuais do sucesso dos clientes para assegurar que eles estejam otimizando nossos produtos/serviços, que os problemas sejam resolvidos pró-ativamente e principalmente garantir que as metas dos clientes sejam atingidas.
● Avaliar a gestão de riscos para cada cliente e evitar pro-ativamente a insatisfação dos clientes e a perda de negócios e, em última instância, administrar a retenção de clientes ao longo de todo o ciclo de vida dos clientes.
● Identificar e priorizar atualizações de produtos/serviços que reflitam as solicitações dos clientes, da indústria, do mercado e das tendências dos competidores e reportar para as pessoas-chave na organização.
● Fornecer insights e ser o porta-voz do cliente junto aos times internos, incluindo vendas, marketing, produto, suporte técnico, Operações, Finanças e Engenharia.
Requisitos
● X anos de experiência em Customer Success, Consultoria, Desenvolvimento de Negócios, Vendas ou área correlata.
● Bacharelado ou experiência equivalente em Customer Success, Suporte ao Cliente, Vendas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Contas ou qualquer outra área relacionada.
● Comprovado histórico de sucesso na construção de fortes relacionamentos com clientes e comunicação eficiente tanto interna quanto externa.
● Experiência anterior com crescimento, aumento de escala, treinamento e supervisão de equipes de CSM;
● Excelentes habilidades de comunicação escrita, verbal, apresentação e conversação por telefone com a habilidade de adaptar as conversas para públicos técnicos e não-técnicos.
● Conhecimento de [insira tecnologias relevantes].
● Possibilidade de viajar conforme necessário.
Modelo de Descrição de Cargo – Analista de Dados
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Colaborar e fornecer insights para os diferentes times internos, desde Data Warehouse e Engenharia até Operações, Produto, Vendas, Marketing e Finanças.
● Prover os times e pessoas-chave com insights acionáveis com base nos dados para suportar os processos de tomada de decisão da organização.
● Extrair os dados brutos de numerosas fontes de dados e agregá-las em bases de dados coesas via ETL (extração, transformação e carga de dados) para garantir que os dados sejam precisos e estáveis.
● Construir e analisar dashboards de bases de dados automatizadas para predizer questões previamente ao seu surgimento. identificar bugs nos dados e resolvê-los.
● Desenhar dashboards analíticos e relatórios de KPIs para os times internos para identificar os pontos de dados críticos e traduzir os dados em relatórios e visualizações claros para os times não-técnicos.
● Apoiar os membros inidividuais das equipes através da criação de relatórios visuais ou tabulações customizáveis com relatórios “ad hoc” via SQL.
● Comunicar e apresentar informações técnicas para times e pessoas-chave não técnicas da organização.
Requisitos
● X anos de experiência profissional em Ciência de Dados, análise técnica de dados, data warehousing, serviços financeiros ou outra área relacionada.
● Bacharelado ou experiência equivalente em Estatística, Matemática, Ciência da Computação, Física, Finanças, Administração de empresas, Economia ou outra áreas relacionadas.
● Larga experiência com elaboração de relatórios e dashboards [insira as ferramentas de BI].
● Experiência com [insira as bases de dados relevantes].
● Sólidos conhecimentos de [insira as linguagens de programação].
● Confortável em lidar com bases de dados enormes, sujas e incompletas.
● Excelentes habilidades de comunicação incluindo comunicação escrita, verbal e de apresentação.
Modelo de Descrição de Cargo – Cientista de Dados
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Ser o responsável e liderar o desenvolvimento de produtos dentro do nosso pipeline de dados.
● Modificar, otimizar e escalar os produtos e soluções atuais de Ciência de Dados.
● Desenvolver e implantar novas metodologias, algoritmos e modelos que irão melhorar a forma como utilizamos nossos dados.
● Extrair e manusear os dados a partir das nossas bases de dados atuais (inclui análise e reporte).
● Liderar a identificação e o desenvolvimento de novas fontes de dados.
● Trabalhar colaborativamente com os diferentes membros da equipe em toda a empresa (engenharia, produto, etc) a fim de traduzir nossas descobertas em soluções.
● Comunicar as recomendações dirigidas pelos dados de uma forma objetiva e intelegível
● Ser o mentor para os analistas e engenheiros juniores para assegurar um crescimento de carreira contínuo.
Requisitos
● X anos de experiência profissional em Ciência de Dados.
● Bacharelado em Matemática, Ciência da Computação ou área quantitativa relacionada.
● Larga experiência com [insira as tecnologias e linguagens de programação desejadas].
● Experiência comprovada com machine learning e Processamento de Linguagem Natural (NLP)
● Conhecimento abrangente de analytics preditiva, modelagem estatística e data mining (experiência com visualização de dados é desejável, mas não obrigatório).
● Confortável em lidar com bases de dados enormes, sujas e incompletas.
● Excelentes habilidades de organização e altamente dedicado(a) para a resolução de problemas.
● Capacidade de comunicar eficazmente dados altamente técnicos para um público não-técnico.
Modelo de Descrição de Cargo – Gerente de Marketing
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Ser o responsável por todos os canais de marketing, incluindo campanhas através de e-mail, redes sociais, SEO, pay-per-click, eventos, Relações Públicas, webinars, lançamentos de produtos e estratégias de inbound/outbound marketing.
● Estabelecer metas de marketing trimestrais e anuais e monitorar o desempenho da geração de leads, performance do funil de vendas, reuniões agendadas, engajamento, lançamentos de produtos e automação.
● Alinhar as metas de vendas e marketing para criar personas-alvo com precisão, construir listas de clientes potenciais e segmentar públicos.
● Estabelecer o orçamento de marketing e alocar recursos para os diferentes canais com base em métricas de desempenho.
● Acompanhar continuamente o fluxo de leads para assegurar que a gestão dos canais de vendas e o sucesso dos clientes sempre seja a prioridade número 1.
● Criar conteúdos estrelares curtos e longos, desde e-mails até campanhas de redes sociais, webinars, artigos e e-books.
● Construir relacionamentos com outros profissionais de marketing da indústria e aprender continuamente sobre as tendências na área.
● Colaborar com os times de Marketing Interno, Vendas, Operações, Design e Conteúdo e se reportar diretamente ao Diretor-Geral.
Requisitos
● X anos de experiência profissional na geração de demanda, marketing por responsabilidade, marketing digital.
● X anos de experiência ocupando posições de liderança gerenciando equipes de marketing.
● Bacharelado ou Mestrado em Marketing, Administração de empresas, Publicidade, ou formação equivalente.
● Experiência com marketing inbound, digital ou de conteúdo, criando formatos curtos ou longos de copy para websites, White papers, ativos sociais e digitais.
● Capacidade de análise e apresentação de dados, em termos leigos, aos diferentes grupos-chave da organização.
● Confortável em lidar com bases de dados enormes, sujas e incompletas.
● Excelentes habilidades de comunicação verbal, escrita e de apresentação.
● Conhecimento de [insira suas plataformas].
Modelo de Descrição de Cargo – Engenheiro de Vendas
** Todo o texto em vermelho deve ser substituído. **
Sobre [Sua Empresa]
[Use essa seção para fornecer uma visão geral de alto nível da sua empresa, cultura, benefícios, oportunidades de desenvolvimento de carreira e qualquer outra coisa que entusiasme os candidatos sobre sua empresa].
Sobre O Cargo
[Use essa seção para fornecer uma breve visão geral do papel. Tente manter isto em um máximo de três ou quatro frases. As seções de responsabilidades e requisitos irão mencionar o resto].
Responsabilidades
● Atuar em parceria com as equipes de Vendas e Marketing para aumentar a eficácia e a eficiência das vendas de produtos desde a entrada do funil até a entrega do projeto e identificando as áreas de melhoria.
● Apoiar clientes potenciais, atuando como o recurso primário em termos de conhecimento técnico e de produto, auxiliando a resolver quaisquer necessidades não-atendidas ou questões que os clientes possam ter.
● Oferecer insights de produtos e soluções para problemas pro-ativamente e implantar soluções manuais ou automatizadas que melhor atendam às necessidades dos clientes.
● Criar apresentações e demonstrações para clientes com prova de conceitos, propostas de projetos, soluções, demos de produtos, estimativas de despesas e oferecer soluções para preocupações e reclamações técnicas.
● Manter-se atualizado com as tendências da indústria e auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos conjuntamente com as equipes de vendas, desenvolvimento de produto e marketing de produto.
● Construir sólidos relacionamentos com clientes e realizar visitas ou reuniões regulares para assegurar que os usuários estejam otimizando nossos produtos.
● Colaborar com equipes internas incluindo crescimento, sucesso do clientes, marketing de produto, marketing, engenharia, vendas, desenvolvimento de negócios e reportar diretamente para o Diretor de Engenharia de Vendas.
Requisitos
● X anos de experiência profissional em Engenharia de Vendas, suporte técnico, análise de dados, suporte a vendas ou engenharia.
● X anos de experiência em SaaS, DaaS, AI, Big Data, Cloud ou indústrias similares.
● Bacharelado ou Engenharia, Ciência da Computação ou formação equivalente.
● Conhecimento prático de linguagens de codificação, incluindo [insira as linguagens de codificação relevantes].
● Excelentes habilidades de comunicação verbal, escrita e de apresentação.
● Experiência anterior usando [insira os softwares e plataformas relevantes].
● Experiência com comunicação de informações técnicas para públicos não-técnicos.
● Disponibilidade para viagens.
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