Curso
Employee Experience e Design Thinking
Design Thinking em RH
COMPETÊNCIAS: ESTRATÉGICA | TÉCNICA | CULTURAL
O RH sempre foi relacionado às pessoas e, na era digital, isto é mais importante do que nunca. Através deste curso você entenderá o processo de Design Thinking que irá capacitá-lo(a) a criar uma melhor employee experience (EX) e, em última análise, ajudar a sua organização a desenvolver vantagens competitivas únicas.
Nível: INTERMEDIÁRIO
Employee Experience (EX)
COMPETÊNCIAS: ESTRATÉGICA | TÉCNICA | CULTURAL
Este curso te capacitará a entender e implementar em sua empresa uma melhor employee experience (EX) e sua equipe ajudando a sua organização a desenvolver vantagens competitivas.
Nível: INTERMEDIÁRIO
Definição
Employee Experience engloba tudo o que os colaboradores encontram e observam ao longo da sua jornada dentro de uma organização.
Muitas empresas investem já faz um bom tempo na experiência do consumidor / cliente. E na medida em que as organizações reconhecem cada vez mais serem seus colaboradores seu maior ativo, estão passando a investir também em employee experience.
Com as mudanças sem precedentes que estão ocorrendo na sociedade, economia e negócios, a forma como os COLABORADORES VIVENCIAM O SEU TRABALHO se tornou mais importante do que nunca. Ainda assim, por mais crítico que seja para uma empresa enfrentar os cenários de disrupções, transformações e incertezas econômica, uma pesquisa recente da Deloitte apontou que somente 9% dos líderes de negócios estão preparados para esse momento.
Essa mudança está tendo tanto destaque e importância que as empresas mais vanguardistas já estão criando cargos e áreas dedicadas exclusivamente a área de Employee Experience. Atualmente é crítico que todos entendam a relação existente entre employee experience com engajamento e desempenho. As empresas que estão dando atenção a esse ponto estão conseguindo resultados excelentes como duplicar a satisfação do cliente / consumidor, aumentar a inovação e incrementar em média 25% os seus lucros.
Uma sólida experiência do colaborador (employee experience) impacta positivamente em tudo na sua empresa, desde o recrutamento de talentos até os seus resultados financeiros. Você precisa conhecer os principais marcos na experiência do colaborador e conhecer como tudo isso pode decolar.
Porque Employee Experience é importante
Desenhar um projeto de employee experience poderoso não significa simplesmente verificar uma caixa de pendência dentro da área de Recursos Humanos – ele pode causar um impacto profundo em muitos aspectos da empresa. Os principais líderes das grandes organizações já percebem claramente esse impacto e por isso, quase 80% deles, classificam a experiência do colaborador como algo importante ou muito importante. Colocamos a seguir algumas áreas impactadas pela employee experience.
Engajamento
O engajamento é uma mensuração do grau de relacionamento entre a empresa e os colaboradores. É uma das constelações de sentimentos que podem ser afetados pela experiência do colaborador. As organizações acompanham de perto o engajamentos já que estão fortemente correlacionados com o turnover (rotatividade) e com o grau de dedidação ao trabalho. É um dos muitos resultados possíveis originados por um bom employee experience. Uma vez que é algo que informa diretamente se as PESSOAS ESTÃO DISPOSTAS A INVESTIR (seu tempo, inteligência, energia) na empresa, isso é muitas vezes o que os empregadores estão tentando entender e prever.
Recrutamento
Atualmente boa parte das pessoas que estão procurando uma oportunidade de trabalho buscam em sites especializados informações sobre as empresas. O aumento de sites que avaliam as empresas demonstra o quanto as pessoas estão valorizando a experiência que terão como colaboradores. Por isso que ter uma forte avaliação na experiência do colaborador é fundamental. Sem isso, sua empresa terá muitas dificuldades em recrutar os melhores talentos do mercado.
Retenção
Temos observado o aumento cada vez maior de pessoas que pedem demissão de suas empresas pouco tempo depois de terem sido contratadas. Cerca de 10% dos colaboradores pedem para sair de suas organizações dentro dos primeiros 6 meses. Um profissional e qualificado processo de onboarding pode fazer uma enorme diferença no que diz respeito ao desejo do colaborador ficar na empresa, sua produtividade e percepção positiva sobre a cultura da empresa.
Resultado
Finalmente, uma forte experiência do colaborador pode impactar diretamtente no resultado da organização. Uma análise com mais de 250 empresas demonstou que aquelas com maiores pontuações em employee experience, possuem lucros quatro vezes maiores, o dobro da receita e 40% menores “turnover” sobre as demais. Isso evidencia que o investimento sobre a experiência do colaborador gera retorno.
Marcos importantes em um employee experience
Depois de termos entendido a importância da experiência do colaborador, vamos mergulhar nos principais marcos de um employee experience. A seguir abordaremos 3 IMPORTANTES ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO COLABORADOR e explicaremos como pesquisas podem ser utilizadas. Isso garante que você reuna dados suficientes para capturar o quadro geral da experiência do colaborador em uma empresa.
1. Atração / Recrutamento
Esse estágio é crítico porque é a primeira oportunidade que você possui de apresentar a cultura de sua empresa e estabelecer confiança com uma contratação em potencial. A experiência do candidato é também a oportunidade perfeita para que as pessoas se transformem em defensoras da sua empresa – independentemente delas ingressarem ou não na organização. Obter feedbacks nessa fase é uma grande oportunidade para melhorar tanto o processo quanto a experiência do candidato.
Capturar a experiência do candidato significa ouvir tanto os aprovados quanto aqueles que não receberam uma oferta de trabalho. Embora a natureza exata da pesquisa com os candidatos dependam do processo de contratação, as perguntas devem solicitar um feedback sobre o processo, o conteúdo das entrevistas, o comportamento das pessoas envolvidas no processo e a velocidade nas respostas.
2. Integração
O programa de integração, ou onboarding, que visa acolher e apoiar nos primeiros trabalhos, é crítico porque pode ter um impacto muito forte na estabilidade do colaborador. Tudo se inicia no momento em que o colaborador aceita a oferta de trabalho e tem uma duração que pode ser limitada as primeiras semanas como durar até um ano. Obter feedbacks nessa etapa ajuda não somente a melhorar o processo de onboarding, mas também a identificar lacunas ou inconsistências no conhecimento e treinamento.
Com tantas coisas a serem tratadas considerando ser um novo colaborador, fazer as perguntas certas numa pesquisa de integração, te fornecerá uma maneira sistemática de entender as pessoas. Ela te fornecerá também informações valiosas sobre a nova contratação que pode te ajudar a melhorar essa etapa na experiência do colaborador.
3. Saída
Mesmo com todos os seus esforços, você sabe em que em algum momento perderá o colaborador. Considerando que o tempo médio de permanência de um colaborador na empresa está caindo, é mais importante do que nunca permanecer envolvido com os colaboradores, mesmo com aqueles que estão para sair. Uma pesquisa de saída te permite entender os motivos que estão por trás de um pedido de demissão. Isso te permitirá fazer os ajustes necessários para reduzir a rotatividade no futuro e mostrar que seus feedbacks são valiosos.
Os motivos para um pedido de demissão podem deixar evidente a infelicidade do colaborador com a empresa bem como se tratar de assuntos pessoais onde a organização nada pode fazer. O resultado da pesquisa sobre as saidas pode revelar onde você como empregador deve mudar. Obter um feedback sincero dos colaboradores que estão saindo tem um valor inestimável para que você entenda melhor o que deve ser feito para manter seus principais talentos engajados por muito tempo.
Como projetar um forte emplyee experience
Caso já tenha um plano para a experiencia do colaborador ou se está partindo do zero, colocamos nossas melhores recomendações abaixo:
1. Determine sua prioridade
Inicialmente, você precisa identificar em qual aspecto do employee experience SUA EMPRESA PRECISA COLOCAR FOCO. Se você está num momento de alto valor de contratações, você deve se concentrar na etapa de atração / recrutamento e utilizar pesquisa com os candidatos para obtenção de feedbacks. Caso você esteja observando altas taxas de turnover, colocar seus recursos para entender e melhorar a experiência de saida de um colaborador deve ser sua primeira etapa. Não existe o certo ou errado sobre por onde começar. Tudo depende das prioridades do momento em sua empresa.
2. Comece a capturar dados
Uma vez que foi determinado onde o foco será colocado, o mais importante é iniciar a capturação dos feedbacks. Leva tempo para coletar dados suficiente para começar a fazer associações e contar histórias sobre as experiências dos colaboradores. É por isso que recomendamos não se sobrecarregar lidando com tudo de uma vez. Comece focando em um aspecto do employee experience (como o onboarding) e capture por repetidas vezes os dados necessários.
3. Construa ligações
Se você deseja contruir uma compreensão abrangente de todo o ciclo de vida do colaborador, é importante criar vínculos de e para outros conteúdos e dados. Por exemplo, se você já fez uma pesquisa de engajamento, esses dados podem te ajudar a entender em quais fatores você deve se concentrar em uma pesquisa de saída. Certifique-se de que sua pesquisa seja personalizada e não feita com perguntas pré-formatadas.
4. Capacite as ações
As pesquisas de employee experience te fornecem muitas informações valiosas. Mas, não faz sentido algum você obtê-las se não conseguir agir. Recomendamos utilizar tanto os resultados agregados (programas de todo a empresa), quanto os detalhados. A partir daí, você conseguirá identificar se existe gerentes de contratação, departamentos ou equipes específicas que precisam de suporte extra e ajudá-los a entender como estão em comparação com o resto da empresa. Isso dará a todos a oportunidade de fazerem ajustes de forma independente e melhorarem a experiência do colaborador.
5. Conheça melhor sobre o tema
Para sua maior segurança e pro desenvolvimento de um perfeito trabalho, é muito importante realizar previamente tanto um curso de Employee Experience quanto um de Design Thinking.