As funções-chave na área de aquisição de talentos se apresentam sob muitos formatos e tamanhos. Neste artigo, nós mergulhamos em 3 delas, incluindo seus requisitos e responsabilidades-chave.
Características das funções-chave de Aquisição de Talentos (AT)
Independente do papel exato, as funções-chave de aquisição de talentos tem algumas características em comum. Nós podemos olhar para a definição de Aquisição de Talentos para discernir várias destas características:
“Aquisição de Talentos se refere ao processo de identificar e adquirir trabalhadores qualificados para o atendimento das necessidades organizacionais. O time de Aquisição de Talentos é responsável pela identificação, aquisição, avaliação, contratação – e cada vez mais também o onboarding (integração) – dos candidatos para o preenchimento de posições em aberto dentro da empresa. O Employer branding (marketing da marca empregadora), o planejamento de recursos futuros, a diversificação da força de trabalho da empresa, e o desenvolvimento de um pipeline robusto de candidatos são os pilares fundamentais da aquisição de talentos”.
O repertório de habilidades dos profissionais de aquisição de talentos bem sucedidos inclui estratégias de atração, avaliação de candidatos, padrões de contratação e de compliance com a legislação, e fluência em práticas de employer branding e iniciativas de contratação corporativas.
Em termos de características da função de aquisição de talentos, nós identificamos o seguinte:
Análise e Estratégia
Seja se você é um gestor, um especialista ou um líder de Aquisição de Talentos, o seu trabalho será baseado na análise das necessidades atuais e futuras de contratação que irão ajudar a empresa a construir a força de trabalho que ela precisa para materializar os seus objetivos de negócio.
Os resultados desta análise irão levar à criação de uma estratégia de aquisição de talentos – e é essa estratégia que irá servir como um guia para o seu papel de AT. Objetivos de atração serão criadas com base nela, esforços de employer branding serão levados em consideração, como da mesma forma ocorrerá o planejamento de sucessão da empresa.
Um forte interesse no processo de contratação
Inicialmente eu iria colocar como “um forte interesse na experiência do candidato”, mas é mais do que isso.
Quando se está trabalhando em aquisição de talentos, cada aspecto do processo de contratação deveria ser de interesse para você, independentemente da sua função específica.
Isto inclui:
- Ser capaz de acompanhar e ter competências nas últimas tendências e desenvolvimentos tecnológicos na área de aquisição de talentos.
- Estar disposta a abraçar novas formas de identificar, adquirir, avaliar e contratar candidatos.
- Sempre estar pronta para questionar as formas pelas quais sua organização está contratando e não ter medo de mudar as coisas.
Um forte desejo de ter as pessoas certas nos lugares certos
Sim, AT diz respeito a encontrar as pessoas certas para ajudar a atingir os objetivos e necessidades organizacionais.
Como um profissional de AT, no entanto, você certamente vai querer ir além de somente atender as necessidades organizacionais. Você vai querer encontrar os talentos que irão ajudar a levar a organização a um crescimento ainda maior, mas você também quer que os seus talentos cresçam individualmente e que eles sejam capazes de realmente florescer em suas funções.
Funções-chave (cargos) de Aquisição de Talentos
Uma vez que já vimos algumas das características que todas as funções-chave de aquisição de talentos tem em comum, nós podemos agora olhar em mais detalhe para 3 destas funções de AT.
Gerente de Aquisição de Talentos
Um Gerente de Aquisição de Talentos é responsável por encontrar, contratar – e reter – candidatos talentosos. Eles são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e implantação de uma efetiva estratégia de aquisição de talentos para a sua organização. Isto inclui a co-construção de uma marca empregadora forte (Employer brand).
Em empresas menores, o gerente de aquisição de talentos normalmente é um recrutador experiente que lida com todas as necessidades de recrutamento da empresa, independentemente da função ou nível hierárquico. Em organizações maiores, este papel se torna mais o de uma posição de gerencia real, supervisionando uma equipe de profissionais de AT.
Um Gerente de Aquisição de Talentos deveria ter as seguintes qualificações:
- Uma graduação em Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas, Psicologia ou em uma área relacionada ou relevante.
- Experiência prévia como Gerente de Aquisição de Talentos ou experiência similar em um papel em Recursos Humanos.
- Excelentes habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal.
- Conhecimento da legislação trabalhista.
- Conhecimento de sites de vagas e plataformas de redes sociais profissionais como o LinkedIn.
- Capacidade de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
- Conhecimento de vários métodos de entrevista.
As responsabilidades do cargo incluem, mas não estão limitadas a:
- Criar uma estratégia de aquisição de talentos sustentável.
- Desenhar, planejar e executar atividades de employer branding.
- Executar análises das necessidades de contratação e fornecer previsão de contratação de colaboradores.
- Usar sistemas e ferramentas tais como um Sistema de Informações de Recursos Humanos e ATS.
- Planejar procedimentos para aprimorar a experiência dos candidatos.
- Avaliar as necessidades dos colaboradores atuais.
- Ajustar os benefícios dos colaboradores em linha com as necessidades verificadas.
- Conduzir pesquisas de satisfação dos colaboradores.
- Visitar feiras de carreira e de empregos em escolas e universidades.
Especialista em Aquisição de Talentos
Um Especialista em Aquisição de Talentos foca no ciclo de vida completo do recrutamento, incluindo planejamento sucessório, atração e triagem de candidatos, gestão de treinamento, compliance legal e reporte de informações. O Especialista em Aquisição de Talentos trabalha conjuntamente com os gestores de linha e com a área de recursos humanos para planejar a contratação e o desenvolvimento de candidatos internos.
Um Especialista em Aquisição de Talentos deveria atender as seguintes qualificações:
- Experiência no ramo de atividade, seja em uma função de linha ou na capacidade de Recrutamento / RH.
- Entendimento sólido da legislação trabalhista e a capacidade de aprender e seguir seus novos desenvolvimentos.
- Experiência com Sistemas ATS.
- Graduação em Gestão de RH / Administração de Empresas / Psicologia ou especialização na área ou experiência equivalente.
As responsabilidades do cargo incluem, mas não estão limitadas a:
- Criação de Descrições de Cargo.
- Atração de Candidatos.
- Triagem de Candidatos.
- Orientação para a Gerencia sobre entrevistas, avaliação e contratação de candidatos.
- Executar todas as tarefas administrativas relacionados ao ciclo do candidato, incluindo relatórios para agências governamentais e clientes internos.
- Participar do grupo de planejamento de sucessão.
- Trabalhar com a área de cargos e salários para determinar as faixas salariais para cada novo contratado.
- Fornecer direção e previsão de necessidades futuras de contratação.
Head de Aquisição de Talentos
O Head de Aquisição de Talentos tem um profundo entendimento dos planos e prioridades da organização e os usa para criar e implantar estratégias de talento. Ele ou ela constrói e gerencia um time diversificado e talentoso e supervisiona aspectos das equipes de recrutamento e aquisição de talentos. O Head de Aquisição de Talentos trabalha de forma próxima aos business partners de RH e outros componentes do departamento de RH.
Um Head de Aquisição de Talentos geralmente possui as seguintes qualificações:
- Graduação em Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas, Psicologia ou outra área relevante.
- Experiência no gerenciamento e supervisão de equipes de aquisição de talentos.
- Excelentes habilidades de comunicação, liderança e relacionamento pessoal.
- Forte know-how analítico e de negócios.
- Pensador estratégico.
- Capaz de construir relacionamentos com colaboradores de todos os níveis.
As responsabilidades da posição incluem, mas não estão limitadas a:
- Identificação das necessidades organizacionais e trabalhar para criar e implantar uma estratégia eficiente de aquisição de talentos – incluindo iniciativas de Employer Brand – para melhorar o desempenho do recrutamento e do negócio.
- Desenvolver, gerenciar e manter um time altamente capacitado para auxiliar com o desenvolvimento dos talentos.
- Entendimento do planejamento da força de trabalho e planejamento dos recursos necessários através do trabalho com a equipe de planejamento / orçamento para incorporar as informações nos cronogramas de recrutamento.
- Desenvolver e reter um time diversificado de aquisição de talentos.
- Parceria com o time de aquisição de talentos mais amplo para uso compartilhado de recursos e ferramentas.
- Gerenciar e entregar relatórios e dados quando solicitado.
Antes de terminar
Não existe uma fórmula certa para se conduzir a área de aquisição de talentos. Cada empresa pode determinar a melhor forma de abordagem da aquisição de talentos dependendo de sua situação específica. Este artigo teve o objetivo de te inspirar e dar uma idéia das funções que você pode considerar para ajudar a sua empresa com os seus esforços de aquisição de talentos.
Perguntas Frequentes
- O que são funções de Aquisição de Talentos?
Funções ou cargos de aquisição de talentos estão relacionadas ao processo de identificação e aquisição de colaboradores qualificados para o atendimento das necessidades organizacionais. O time de aquisição de talentos é, entre outras coisas, responsável pela identificação, aquisição, avaliação, contratação e cada vez mais também a integração (onboarding) dos candidatos para preencher posições em aberto dentro das organizações.
- Quais são alguns exemplos de funções de aquisição de talentos?
Exemplos de cargos de aquisição de talentos são o Gerente de Aquisição de Talentos, o Especialista de Aquisição de Talentos e o Head de Aquisição de Talentos.
- O que faz um Gerente de Aquisição de Talentos?
O Gerente de Aquisição de Talentos é responsável por encontrar, recrutar, contratar – e reter – candidatos talentosos. Eles têm responsabilidade sobre o planejamento, desenvolvimento e implantação de uma estratégia efetiva de aquisição de talentos para suas organizações. Isto inclui também a construção conjunta da marca empregadora (Employer Brand).
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