Muitas pessoas pensam que os termos recrutamento e aquisição de talentos são sinônimos, mas as empresas que estão atentas ao cenário mais amplo sabem que existe uma importante diferença nas definições de ambos os termos.
Recrutamento e aquisição de talentos são comparáveis a curto prazo e longo prazo – soluções rápidas versus planejamento de longo prazo.
Dependendo das circunstâncias, ambas abordagens podem ser usadas, mas uma tende a ser tática por natureza enquanto que a outra, estratégica.
Gestores contratantes internos podem melhorar o planejamento geral do recrutamento com um entendimento básico da natureza estratégica da aquisição de talentos. Recrutadores independentes podem da mesma forma melhorar o relacionamento com os empregadores através de um melhor entendimento do papel único que é desempenhado pela aquisição de talentos em ajudar a empresa a atingir sua visão estratégica.
Recrutamento x Aquisição de Talentos
Recrutamento está relacionado ao preenchimento de vagas.
Aquisição de talentos é uma estratégia contínua para identificar especialistas, líderes, ou futuros executivos para a sua empresa. A aquisição de talentos tende a focar no planejamento de longo prazo de recursos humanos e em encontrar candidatos apropriados para posições que requerem um conjunto de competências bastante especializado.
Ryan Naylor, fundador e Presidente da Localwork.com, uma empresa que conecta vagas locais com pessoas que buscam emprego localmente, disse que a aquisição de talentos “é mais focada no lado estratégico das posições mais difíceis de preencher”.
Planejamento
É importante planejar com 3 a 6 meses de antecedência em relação a data que você precisa preencher posições de liderança ou especialistas. Muitas posições na área de tecnologia levam 6 meses ou mais para serem preenchidas. Se a sua empresa conquistou um novo cliente e você precisa entregar um trabalho o mais rápido possível, pode ser muito difícil recrutar para estas posições em um curto espaço de tempo.
As empresas devem se perguntar quais posições serão difíceis de preencher quando ocorrer uma vacância (como irá ocorrer inevitavelmente, eventualmente). Mercados de nicho, habilidades de tecnologia, experiência altamente específica, e posições de liderança demandam uma abordagem de longo prazo bem planejada para a aquisição de talentos.
A sua empresa deveria recrutar ou adquirir?
Alguns mercados de nicho que podem demandar estratégias de aquisição de talento incluem tecnologia, medicina, jurídico, e gestão financeira. A Forbes reportou mais de um milhão de posições em aberto em segurança cibernética. Posições de nicho em algumas indústrias de especialidades podem reduzir o pool de candidatos potenciais ainda mais.
Se a sua empresa espera um crescimento mais rápido do que o normal para os próximos trimestres, então uma estratégia de aquisição de talentos pode proporcionar uma economia significativa de tempo encontrando pessoas para liderar este crescimento futuro. Kathleen Votaw é a fundadora e CEO da TalentTrust, uma consultoria de recursos humanos e autora do livro: “Resolvendo o quebra-cabeças: Como empresas de alto crescimento atraem e retém os melhores talentos”. Ela observa a competição pelos melhores talentos aumentar:
“As áreas com maior escassez de habilidades são aquelas que mais precisam de uma estratégia de talentos. De maneira geral estamos vendo que a competição pelos melhores talentos continua a aquecer e escassez de habilidades é parte do combustível para isto. Uma empresa de tecnologia procurando por desenvolvedores, por exemplo, pode precisar de uma estratégia geral de talentos envolvendo uma cultura forte, benefícios únicos, e promovendo e alavancando a sua marca empregadora.
Sharon Koifman, fundadora e CEO da DistantJob, uma empresa especializada de recrutamento em alocação de funcionários virtuais e uma expert em recrutamento global, concorda.
“Com o rápido avanço da tecnologia e a ascensão de posições altamente especializadas relacionadas a tecnologia, é seguro dizer que as áreas de TI e tecnologia em geral possuem uma necessidade muito maior de uma estratégia de aquisição de talentos do que outros segmentos de atividade”.
Outros, como Dee-Ann Turner, uma executiva da cadeia de restaurantes Chick-fil-A, acreditam que todas as indústrias deveriam focar em aquisição de talentos ao invés de recrutamento em função de que a aquisição constrói uma empresa mais forte, promove o trabalho em equipe, e acelera a produtividade.
“No ambiente competitivo atual por pessoas, todos os mercados precisam de uma estratégia de aquisição de talentos. Em um determinado ponto no tempo, alguns mercados podem estar mais aquecidos do que outros, mas as melhores organizações estão projetando suas necessidades futuras e estão sempre procurando os melhores talentos”.
Uma estratégia de aquisição de talentos robusta irá beneficiar qualquer organização até o nível da contratação. Se a sua indústria é caracterizada por altas taxas de turnover, os seus colaboradores poderão perceber visivelmente o nível de stress diminuir quando você muda para estratégias de aquisição de talentos.
Como ir além do Recrutamento para adquirir os melhores talentos.
Atrair os melhores e mais brilhantes talentos para a sua empresa não é um evento que acontece somente uma única vez.
É um processo contínuo.
As empresas que levam a sério o seu futuro a longo prazo deveriam estar continuamente fazendo networking e construindo relacionamentos com indivíduos que estão no topo de suas respectivos segmentos ou áreas de atuação. Algum dia elas podem querer cortejá-los como potenciais colaboradores.
Votaw usa o acrônimo ESC:
“Eu aconselho clientes e executivos a “Estarem Sempre Cultivando” (ESC) pensando no recrutamento como um processo de venda. Se você quer os melhores jogadores no seu time, a sua empresa deve investir tanto tempo e esforço atraindo e retendo colaboradores quanto ela investe encontrando e mantendo clientes”.
Naylor vai além, sugerindo que a aquisição de talentos deveria ser efetivamente gerenciada como uma campanha de marketing para um produto.
“Promover a sua cultura corporativa nas redes sociais pode ser de grande utilidade na construção de sua marca empregadora. Se o seu negócio está constantemente buscando pelos melhores talentos em tecnologia, você precisa construir uma campanha de marketing em torno disso. Engaje o seu time de marketing para apresentar a sua cultura corporativa. Escolha as melhores fotos do seu escritório e faça anúncios direcionados nas redes sociais para os perfis usando palavras chave e habilidades para as quais você está contratando. Anúncios no Facebook tem uma capacidade enorme de alcance que muitos times de aquisição de talentos falham em usar”.
Tiffany Brown é a gestora de RH para o FreightCenter, uma empresa que ajuda os negócios a encontrarem as melhores taxas possíveis para todas as suas demandas de fretes. Ela concorda que trazer as melhores pessoas para o seu time é o trabalho de todos na empresa.
“Não isole os esforços no seu departamento de RH ou de Aquisição de Talentos. Tente fazer com que a empresa inteira se envolva nos seus esforços de recrutamento. Trabalhe próximo ao seu departamento de marketing, especialmente no que diz respeito à construção de sua marca empregadora. Uma forte marca empregadora pode ser a sua melhor fortaleza”.
Como começar
Implantar um programa de aquisição de talentos é um projeto grande mas o esforço é recompensado.
Execute um passo de cada vez:
- Organização – Como você vai rastrear o talento que você precisa identificar e os recursos que você está usando? Uma empresa pequena com somente algumas posições pode ser capaz de rastrear tudo através de planilhas bem organizadas. Se a sua empresa é maior ou está crescendo de forma consistente, você provavelmente estará melhor servido adquirindo um software especializado.
- Reforce a sua marca empregadora – quando você estabelece conexão com os melhores talentos na sua indústria, você pode ter certeza de que eles irão ter um outro olhar para a sua empresa. Faça com que o seu site empresarial e suas redes sociais falem com o seu público alvo e colabores futuros prospectivos.
- Comece a atrair os talentos – Identifique as redes sociais e comunidades de fóruns aonde os especialistas da sua indústria se encontram. Grupos de LinkedIn são populares com o publico profissional, os “marqueteiros” gostam do Twitter e todos estão no Instagram e Facebook. Comece a construir relacionamentos, seguir, retweetar conversas, etc.
Reserve um tempo diariamente ou semanalmente para atividades de aquisição, networking e alcance de candidatos potenciais. Rapidamente você irá começar a construir relacionamentos e obter perfis detalhados sobre os melhores talentos.
Alavanque os seus esforços de Aquisição de Talentos
Enquanto o recrutamento ainda permanece como uma importante atividade para o preenchimento de vagas imediatas, a aquisição de talentos é uma estratégia de longo prazo para tornar as contratações mais eficientes e mais produtivas.
Os novos colaboradores serão atraídos para a sua empresa como um ótimo lugar para se trabalhar, e a empresa irá prosperar.
Recursos Humanos pode ser um dos grandes drivers do sucesso corporativo, uma parte integral do time que impulsiona a sua empresa para o crescimento. A aquisição de talentos demanda mais tempo previamente, mas no final ela irá te ajudar a construir o melhor time possível para a sua empresa.