BLOG

Assessment: o que é, tipos e benefícios de aplicar

Você já imaginou a possibilidade de identificar, de maneira prática e eficaz, os traços comportamentais e perfil profissional dos colaboradores de sua empresa? Com o assessment isso é possível!

E para te ajudar a entender o que é essa metodologia, como ela funciona, quais os seus objetivos, benefícios e como aplicá-la, preparamos esse artigo completo sobre o tema.

Vem com a gente ficar por dentro de tudo sobre o assunto!

curso recrutamento e seleção

O que é o Assessment?

O assessment permite que você analise o desempenho, potencial e tendência de comportamento de profissionais ou candidatos, tudo através de um relatório.

Ou seja, o assessment vai além de analisar apenas o currículo, ele procura, de forma sútil, por respostas mais pessoais, para que você tenha em mãos um diagnóstico mais preciso de profissionais.

Não é à toa que esse tipo de avaliação se tornou tão popular entre os times de recursos humanos, afinal, ela deixa mais claro se uma pessoa atende aos requisitos de um determinado cargo, compreendendo melhor as habilidades de quem está sendo avaliado.

Como resultado da aplicação, você consegue entender os seus colaboradores e as suas aspirações, para então criar uma empresa mais saudável, que retém talentos e tem uma força de trabalho ideal.

Qual é o objetivo do Assessment

Ele tem o objetivo de levantar informações sobre o perfil e as capacidades de colaboradores e candidatos a uma vaga, esclarecendo quais as suas características e os seus melhores e piores pontos.

Na prática, isso é feito gerando informações por meio da digitalização de dados pessoais destes profissionais de qualquer área de atuação.

Com esses relatórios em mãos, é possível analisar o comportamento dos colaboradores e como seus modos podem afetar positivamente a empresa, como verificar quais profissionais são adequados para determinados cargos, principalmente os de liderança.

assessment o que é

Como funciona o Assessment?

O assessment funciona através de várias ferramentas que facilitam as avaliações de perfil comportamental, inteligência emocional e personalidade.

Essas ferramentas fornecem indicadores de maior ou menor aptidão para cada um desses pontos e destaca quais são as habilidades dos colaboradores avaliados.

Nós ressaltamos que geralmente mais de uma ferramenta é usada por times de RH para obter esses resultados, então, o ideal é que você combine as ferramentas para  obter respostas mais precisas.

Além do mais, é importante saber também que os resultados gerados pelas ferramentas devem ser analisados pelo time de RH, pois elas não dão as respostas prontas, apenas a base para que você relacione as informações obtidas para tomar decisões.

Quais são os tipos de Assessment?

Aqui, destacamos quatro tipos de assessments para você conhecer, sendo eles: pessoal, cultural, para desempenho e coaching assessment. Acompanhe!

Assessment pessoal

Isso porque o assessment pessoal permite uma descrição detalhada das principais características de um colaborador ou candidato, avaliando as suas hard e soft skills para um determinado cargo.

É ideal para os times de RH analisarem se um profissional é apto a ocupar um cargo que ele está se candidatando.

Assessment cultural

Com o assessement cultural é possível saber quais as crenças, valores e ideais movem a produtividade e motivação de um colaborador, além de apresentar os objetivos pessoais e profissionais dele.

Essas informações são fundamentais, pois com elas é possível analisar se a organização valoriza as mesmas crenças, valores e ideais deste colaborador, para entregar o que ele espera.

Se essas informações coincidirem, sem dúvidas o ambiente corporativo se tornará melhor, com times mais dedicados e engajados, com baixas taxas de rotatividade e fortalecimento interno da marca.

Assessment para desempenho

O assessment de desempenho busca referências de produtividade pessoal e setorial.

A restrição para essa avaliação é com base na desconsideração das diferenças pessoais entre os colaboradores avaliados.

Porém, pessoas que têm a mesma função em organizações têm perfis diferentes, portanto, é mais difícil planejar uma avaliação que olhe para a produtividade e contemple também as características pessoais.

Assim, o ideal aqui é complementar ele, como com o assessment pessoal.

Coaching assessment

Com o coaching assessment, os times de RH conseguem determinar qual a melhor maneira de treinar os colaboradores para agirem nos pontos de melhoria das avaliações que foram feitas.

Ou seja, o coaching assessment age diretamente no desenvolvimento de profissionais de uma organização, buscando por mudanças e destacando as vantagens e importância do perfil de um colaborador para a empresa.

Todo esse desenvolvimento é altamente benéfico uma vez que costuma ser mais fácil treinar profissionais internos do que ir em busca de novos colaboradores no mercado.

Quais ferramentas podem ser utilizadas no Assessment?

Três ferramentas são muito comuns de serem usadas no assessment, sendo elas: DISC, Avaliação de Inteligência Emocional e Assessment de Competências. Abaixo, conheça melhor cada uma delas.

DISC

DISC é a abreviação de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Com ela, você busca entender quais dessas quatro características comportamentais são mais marcantes no perfil de um profissional.

Desta forma´, você consegue avaliar o que precisa ser melhorado e o que já funcionou, desenvolvendo e evoluindo esse profissional para que ele seja cada vez mais eficiente.

Avaliação de Inteligência Emocional

A Avaliação de Inteligência Emocional permeia a vida pessoal dos profissionais.

Dessa maneira, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da personalidade de alguém levando em conta as emoções.

Com isso você consegue captar, por exemplo, quais são as habilidades de cada profissional para lidar com conflitos ou situações de estresse no ambiente de trabalho.

Assessment de Competências

Busca levantar quais são as habilidades intelectuais de um profissional.

Isso envolve a resolução de problemas, o raciocínio abstrato e até mesmo alguns fatores de sua personalidade.

Ou seja, com ele você tem uma visão mais completa de uma pessoa, com informações sobre o seu pensamento crítico, características relacionadas ao seu desempenho, habilidades de processamento de informações e afins.

assessment importancia

Principais benefícios do Assessment

Um dos principais benefícios do é a possibilidade de fazer avaliações de funcionários, sejam elas individuais ou em equipes.

Com isso, é possível otimizar toda a gestão pessoal de uma empresa, além de formular melhor os planos de carreira, avaliar o clima organizacional, examinar o desempenho de colaboradores e os conscientizar sobre os seus pontos fortes e fracos que foram identificados.

Além do mais, com os assessments você também consegue alinhar melhor a cultura da empresa, combinando os ideais da organização com os dos colaboradores, reduzindo assim a rotatividade e aumentando o poder da marca entre os seus profissionais já contratados.

Por fim, eles também ajudam a escolher melhor os futuros profissionais que farão parte de equipes, com base em suas técnicas comportamentais e habilidades.

curso recrutamento e seleção

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te explicar que os assessments são relatórios que apontam as tendências de comportamento, performance e potencial de colaboradores e candidatos.

Essa avaliação faz brilhar os olhos de profissionais de RH, pois permite que se compreenda melhor se uma pessoa tem capacidade para cumprir os requisitos de determinados cargos.

Além do mais, os assessments permitem que colaboradores tenham mais noção de suas aptidões, gerando conhecimentos que vão além do RH, mas se estende também para todos os colaboradores.

E aí, que tal começar a aplicar essa metodologia em sua empresa?

Linked In Robinson Paz
Compartilhar

Categorias

Mais Recentes

Arquivos

Tags

Veja também