Durante os processos de recrutamento e seleção, as empresas contratantes devem sempre analisar nos candidatos duas características que devem se complementar: soft skill e hard skill adequados a função e organização.
Candidatos vencedores conhecem a necessidade de mencionar os seus repertórios nestes dois conjuntos de habilidades.
Para conseguir fazer isto de forma eficaz, é primeiramente bastante útil entender as diferenças entre estes dois tipos de habilidades ou skills.
Tópicos
- O que é hard skill?
- O que é soft skill?
- Principais skills (ou habilidades) procuradas pelas empresas
- Enfatize ambos: soft skill e hard skill
- Soft skill e hard skill a serem mencionadas e a serem evitadas
- Como apresentar suas skills
- Soft Skill no Recrutamento e Seleção
- Exemplos de Soft Skill Essencial
- Exemplo de Skills: 10 habilidades-chave de um Business Partner de RH de sucesso
O que é Hard Skill?
Hard skills são habilidades passíveis de serem ensinadas / aprendidas ou, de outra forma, são conjuntos de habilidades que é fácil quantificar.
Tipicamente as hard skills são adquiridas em salas de aula na educação formal, através de livros ou outros materiais de treinamento ou no próprio trabalho.
Estas hard skills geralmente são mencionadas na carta de apresentação e no Curriculum Vitae da(o) profissional e são facilmente reconhecidas pelos recrutadores e empregadores nos processos de recrutamento e seleção.
Exemplos de hard skills:
- Fluência em idiomas estrangeiros
- Graduação, pós-graduação ou certificação em alguma especialidade
- Capacidade de operação de máquinas / equipamentos
- Programação ou Desenvolvimento de Sistemas
O que é Soft Skill?
De forma oposta às hard skills, as soft skills são habilidades subjetivas que são muito mais difíceis de serem medidas / quantificadas .
Também conhecidas como “people skills” ou “habilidades interpessoais” as soft skills são relacionadas à forma como você se relaciona e interage com as outras pessoas.
Alguns exemplos de soft skills:
- Comunicação
- Flexibilidade
- Liderança
- Motivação
- Paciência
- Persuasão
- Habilidades para resolução de problemas
- Trabalho em equipe
- Ética
Ao contrário das hard skills, é difícil indicar alguma evidência específica de que a pessoa possua uma determinada soft skill.
Se uma empresa que está contratando busca alguém que conheça uma linguagem de programação específica é possível demonstrar este conhecimento através da apresentação de uma amostra de programa que a pessoa tenha desenvolvido ou utilizar uma certificação de alguma instituição reconhecida para atestar esta capacidade.
Mas, por outro lado, como é possível demonstrar que a pessoa tem ética no trabalho ou possua qualquer outra soft skill?
Ela tem que reportar estas skills e as instâncias ou situações concretas em que ela as utilizou.
Somente mencionar que possui as soft skills não quer dizer muita coisa.
Ao invés disso, o melhor que a pessoa pode fazer é demonstrar que ela possui estas habilidades compartilhando alguns exemplos concretos das vezes em que ela fez uso eficaz delas.
Principais Skills (ou habilidades) procuradas pelas empresas
Embora determinadas hard skills sejam necessárias para qualquer posição, os empregadores cada vez mais procuram candidatos com certas soft skills.
A realidade é que a demanda por soft skills tem crescido pelo menos desde 1980.
Outro estudo, elaborado pelo LinkedIn, sugeriu na realidade que 57% dos empregadores valorizam as soft skills mais do que as hard skills.
Isto acontece porque geralmente é mais fácil para um empregador treinar um novo colaborador em uma hard skill (como, por exemplo, usar um determinado programa de computador, por exemplo) do que treinar um colaborador em uma soft skill (como relacionamento interpessoal, por exemplo).
As habilidades analíticas, de comunicação, interpessoais e de liderança estão entre as principais soft skills que os empregadores procuram nos futuros colaboradores.
Os empregadores cada vez mais estão à procura de candidatos com habilidades híbridas, assim denominadas porque são uma combinação de hard e soft skills.
Os candidatos com esse repertório de habilidades são muito competitivos em uma economia em evolução / mudança contínua e cada vez mais baseada em tecnologia.
Se você possui as principais habilidades procuradas pelos empregadores no mercado, incorpore-as no seu currículo e carta de apresentação e mencione-as durante as entrevistas.
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Enfatize ambos: Soft Skill e Hard Skill
Uma vez que ambos conjuntos de habilidades são importantes, enfatize tanto as hard skills quanto as soft skills que você possui durante o processo de recrutamento e seleção.
Desta forma, mesmo que lhe falte alguma hard skill exigida pela empresa, você poderá enfatizar uma soft skill específica que você sabe que seria muito valiosa para a posição.
Por exemplo, se o trabalho envolve trabalhar em vários projetos de grupo, enfatize sua experiência e habilidade como jogador de time e sua capacidade de comunicação com os membros da equipe.
Soft Skill e Hard Skill a serem mencionadas e a serem evitadas
O tipo de habilidade a ser destacada nos currículos, cartas de apresentação e durante as entrevistas varia conforme o tipo de trabalho da posição em aberto.
Se você busca um trabalho administrativo, por exemplo, competências de comunicação, serviço ao cliente, experiência na elaboração de redação comercial, etc. são competências úteis para se mencionar.
Se for uma posição gerencial, é importante demonstrar experiência de supervisão e capacidade de liderança, como por exemplo, capacidade de delegar e resolver problemas.
Competências interpessoais como empatia, paciência e diplomacia também são características importantes neste caso.
A leitura cuidadosa da descrição de cargos fornece uma noção do tipo de competências específicas do trabalho que o empregador procura nos candidatos.
O que não se encontra nesta descrição, entretanto, são as competências a não serem mencionadas, incluindo proficiência em software ou tecnologia que é menos relevante.
O mesmo se aplica às competências que a pessoa não possui ou que de outra forma não estão relacionadas ao trabalho em questão.
A experiência como designer gráfico, por exemplo, não seria necessariamente aplicável a uma posição em recursos humanos.
Como apresentar suas skills
Para garantir que empregadores potenciais saibam das suas habilidades, evidencie-as em seu CV e cartas de apresentação e também não esqueça de falar sobre as habilidades que você possui durante as entrevistas.
- Incorpore habilidades no seu CV
Inclua no seu CV uma seção de habilidades que liste as competências relevantes. Você também pode relacionar suas habilidades à descrição do cargo.
Por exemplo, se você está se candidatando a uma posição em que se exigem conhecimentos jurídicos e capacidade de se comunicar com os clientes de forma eficaz, você pode incluir as suas experiências mais próximas a isso na sua relação de funções no CV.
- Inclua habilidades relevantes na sua carta de apresentação
A sua carta de apresentação é também uma oportunidade para você destacar ambos conjuntos de competências: soft skill e hard skill.
Apesar disso, quando se trata de soft skills, ao invés de você dizer que possui alguma determinada, comprove que a possui citando experiências profissionais pela qual já passou.
Por exemplo, ao invés de dizer “Tenho capacidades de liderança”, diga, “Na minha função na Companhia ABC, dirigi a equipe de vendas para o atingimento de números recorde, criando uma estrutura de bônus que gerou resultados sólidos”.
- Compartilhe as suas habilidades durante as entrevistas de emprego
Durante as entrevistas, a técnica STAR de resposta pode ajudá-la(o) a demonstrar suas habilidades de liderança.
STAR, que significa Situação, Tarefa, Ação, Resultado, é uma forma de responder a perguntas comportamentais de entrevista (“Descreva um momento em que…”) que envolve falar sobre um desafio anterior relacionado ao trabalho, que papel você desempenhou, o que fez para impactar os negócios e qual foi o resultado da ação que você tomou sobre a situação.
Soft skill no Recrutamento e Seleção
Como colocamos acima, as soft skills são qualquer habilidade ou qualidade que pode ser classificada como um traço ou atributo de personalidade. Essas habilidades e comportamentos individuais, como criatividade, empatia, pensamento crítico e habilidades interpessoais, moldam a maneira como trabalhamos, agimos e interagimos com os outros.
E por que todos tem dito que contratar através de soft skills é o futuro do recrutamento?
A importância das soft skills aumentou significativamente nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico.
As soft skills são muito mais indicativas do desempenho futuro no trabalho se comparado com as hard skills. As soft skills desempenham um papel significativo na forma como uma pessoa aborda tarefas relacionadas ao trabalho, constrói relacionamentos e se comunica com seus colegas e outras partes interessadas. Portanto, é de vital importância ser capaz de avaliá-las com precisão.
Usar um método formalizado e psicometricamente válido de avaliação de soft skills é a maneira mais eficaz de avaliar seus candidatos para soft skills.
Um estudo da Deloitte afirmou que os empregos intensivos em soft skills crescerão 2,5 vezes mais rápido do que outros empregos e, até 2030, os empregos em soft skills representarão 63% de todos os empregos. E isso não é de admirar, já que as soft skills:
- Ajudam significativamente na previsão do desempenho no trabalho. Um estudo descobriu que a aquisição de soft skills por meio de treinamento prediz significativamente o desempenho no trabalho, com um impacto alto e duradouro.
- Melhoram o desempenho no trabalho. Um estudo sobre dimensões de personalidade e desempenho no trabalho descobriu que “estabilidade emocional, extroversão, abertura à experiência e consciência estavam relacionados ao desempenho da tarefa e à criatividade”.
- Geram maiores resultados posivitos nos negócios. Uma meta análise descobriu que as soft skills específicas que são preditivas do desempenho no trabalho variam entre o setor e o cargo.
- Estão conectadas ao aumento da Receita. Uma força de trabalho mais centrada em soft skills geralmente será muito mais adaptável do que uma que foi recrutada apenas com base em suas hard skills. Isso significa que as empresas que têm uma força de trabalho centrada em soft skills geralmente são mais inovadoras e lidam com mudanças com muito mais facilidade do que as empresas que usam uma abordagem de hard skills para contratação.
De acordo com um relatório sobre diferentes tipos de competências no mercado de trabalho, uma grande parte dos anúncios de emprego são dedicados a descrever as soft skills e valorizam-nas.
No entanto, essas são muitas vezes habilidades com as quais os candidatos não recebem treinamento ou suporte adicional uma vez colocados em uma função.
Isso resulta no que chamamos de “gap de habilidades”, onde as habilidades estão sendo superenfatizadas no processo de recrutamento, mas subfornecidas (ou não identificadas com precisão) do pool de talentos.
Existe uma lacuna entre a demanda das empresas por soft skills e sua real presença na força de trabalho.
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 92% dos profissionais de aquisição de talentos e gerentes de contratação disseram que as soft skills são tão importantes ou mais importantes no recrutamento do que as hard skills e 89% dizem que as más contratações normalmente não possuem as soft skills certas.
A pesquisa aponta claramente que, embora os gerentes de contratação sempre tenham certas demandas por hard skills e experiência no trabalho, as soft skills são os principais impulsionadores do sucesso. O desafio é como medi-los e identificá-los com precisão nos candidatos.
As soft skills são traços de personalidade que moldam a forma como trabalhamos, agimos e interagimos com os outros. Essas habilidades representam uma gama de diferentes habilidades e atributos que muitas vezes são necessários para o sucesso em uma função específica.
As soft skills estão se tornando cada vez mais vitais no local de trabalho. A razão para isso é porque eles são altamente transferíveis e podem ser aplicados a inúmeras situações em várias funções. À medida que a sociedade continua a crescer digitalmente, as habilidades sociais se tornarão mais vitais no local de trabalho.
Ao medir as soft skills, obtemos um resultado que demonstra como o indivíduo irá desempenhar uma função específica. As principais informações sobre como um indivíduo interage com colegas, executa tarefas relacionadas ao trabalho, se comunica e constrói relacionamentos nem sempre são fáceis de descobrir durante uma entrevista ou consultando um currículo. No entanto, é de fato crucial quando se trata de encontrar a combinação perfeita.
Exemplos de Soft Skill Essencial
No mundo dinâmico de hoje, as soft skills são tão cruciais quanto as habilidades técnicas. Elas desempenham um papel fundamental no sucesso profissional e na capacidade de se destacar em qualquer ambiente de trabalho. A seguir, apresentamos uma série de exemplos de soft skills que podem fazer toda a diferença em uma carreira:
Comunicação Eficaz, uma soft skill muito valorizada.
A capacidade de se expressar de forma clara e concisa, tanto verbalmente quanto por escrito, é uma soft skill valiosa. Isso não apenas garante que as ideias sejam compreendidas, mas também ajuda na construção de relacionamentos sólidos com colegas, clientes e superiores.
Trabalho em Equipe
Saber colaborar e contribuir em equipe é uma habilidade essencial em qualquer local de trabalho. A capacidade de ouvir ativamente, compartilhar ideias e apoiar os outros cria um ambiente positivo e produtivo, resultando em projetos bem-sucedidos.
Pensamento Criativo
A criatividade permite abordar problemas de novas maneiras e encontrar soluções inovadoras. A capacidade de pensar fora da caixa pode levar a insights valiosos e a novas oportunidades de crescimento.
Resolução de Conflitos
Conflitos são inevitáveis, mas a habilidade de lidar com eles de maneira construtiva é o que diferencia profissionais excepcionais. Saber ouvir, encontrar soluções de compromisso e manter a calma em situações tensas demonstra maturidade e habilidade de liderança.
Adaptabilidade
O mundo dos negócios está em constante evolução, e a capacidade de se adaptar a novas situações e desafios é crucial. Ser flexível e demonstrar disposição para aprender novas habilidades torna-se um diferencial valioso.
Empatia
Entender e considerar as perspectivas e sentimentos dos outros é uma qualidade essencial para criar conexões genuínas e fortalecer relacionamentos profissionais. A empatia melhora a colaboração e contribui para um ambiente de trabalho harmonioso.
Gestão do Tempo
Ser capaz de priorizar tarefas, gerenciar prazos e manter-se organizado é uma soft skill que aumenta a eficiência e a produtividade pessoal e da equipe.
Lembre-se de que esses são apenas alguns exemplos das muitas soft skills valiosas que podem aprimorar uma carreira. Desenvolver e cultivar essas habilidades não apenas beneficiará o crescimento profissional, mas também contribuirá para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Continuar investindo no desenvolvimento de soft skills pode impulsionar o sucesso além das habilidades técnicas.
Exemplo de skills: 10 habilidades-chave de um Business Partner de RH de sucesso
O papel de um Business Partner de RH é amplamente estratégico por natureza e requer colaboração frequente com executivos e líderes de negócios. Como resultado, as skills necessárias para alcançar o sucesso na função concentram-se na tomada de decisões, comunicação e liderança.
- Proficiência com Ferramentas Digitais
Os BPs de RH têm uma ampla variedade de produtos de software à sua disposição para ajudar a desenvolver e comunicar a estratégia de RH, gerenciar indivíduos e equipes e controlar gastos. A lista inclui business intelligence, suporte a decisões, visualização de dados e comunidades online que facilitam o compartilhamento de informações.
- Competência Transcultural
As empresas multinacionais competem em escala global por talentos, tanto em seus escritórios das filiais quanto em suas matrizes. Business Partner de RH eficazes têm um senso aguçado de consciência cultural nas áreas em que uma organização opera. Isso inclui uma compreensão das diferentes leis trabalhistas, práticas comerciais e estruturas de remuneração.
- Capacidade de alavancar a inteligência artificial
A análise de dados pode ajudar os departamentos de RH com tarefas como avaliar candidatos a um determinado emprego, avaliar as necessidades de pessoal e monitorar a produtividade e outras métricas de desempenho no trabalho. Como aponta o “Human Resources Executive”, a análise de dados desempenha um papel importante no planejamento estratégico, especialmente em um mercado incerto.
- Eficaz na abordagem de mudança e transformação
Ao alinhar os objetivos de negócios com as decisões de pessoal, os BPs de RH frequentemente defendem que as organizações mudem a maneira como fazem as coisas – às vezes radicalmente. É importante identificar essas mudanças em grande escala com bastante antecedência e desenvolver planos estratégicos para gerenciar mudanças com o menor impacto disruptivo para a organização e seus colaboradores.
- Conhecimento do Negócio
Espera-se que os Business Partners de RH tenham experiência nos princípios de gestão de recursos humanos. Mas o sucesso na função também requer aprender como a organização opera: quais são as funções centrais do negócio, como as unidades de negócios interagem, qual é o organograma e assim por diante. Essa familiaridade é fundamental para conquistar o respeito e a confiança dos líderes empresariais, especialmente em um ambiente em que grandes mudanças são esperadas.
- Habilidades de Gerenciamento de Projetos e Pessoas
Um BP de RH deve se sentir confortável com tarefas como desenvolver escopos de projetos, gerenciar recursos e stakeholders e se comunicar em grupos de tamanhos diferentes. Experiência na liderança de equipes com colaboradores remotos e / ou internacionais é um diferencial.
- Capacidade de identificar e desenvolver líderes
Além de se tornarem líderes, é imperativo que os Busines Partner de RH desenvolvam outro líderes dentro de uma organização e, quando necessário, identifiquem candidatos externos para cargos de liderança. Todos os líderes devem ser avaliados com base em como sua experiência e desempenho se alinham com os objetivos gerais do negócio.
- Capacidade de manter a confidencialidade quando necessário
Assim como os funcionários podem confiar nos gerentes de RH com informações confidenciais, os líderes precisam confiar nos BPs de RH com informações confidenciais ou “privilegiadas” sobre operações comerciais ou desempenho financeiro, de acordo com o “Human Resource Executive”. Os líderes de negócios precisam se sentir à vontade para compartilhar essas informações para fins de planejamento estratégico, sabendo que isso não afetará negativamente seu próprio desempenho no trabalho.
- Excepcional Networking e Perspicácia na Construção de Relacionamentos
Dentro de uma organização, um Business Partner de RH precisa se sentir à vontade para falar com líderes de negócios com várias origens, tanto para entender as necessidades de suas unidades de negócios quanto para criar relacionamento com os principais stakeholders ao longo do tempo. Fora de uma organização, os BPS de RH deve construir uma rede de colegas de Recursos Humanos que possam fornecer aconselhamento profissional e uma rede de indivíduos que agreguem valor à empresa como possíveis contratações.
- Habilidades de comunicação eficazes entre diversos públicos
Indivíduos em funções de Business Partner de RH devem ser hábeis em se comunicar em muitas situações, desde apresentações executivas envolvendo negociações até conflitos ocasionais ou cenários de crise. Para as empresas de hoje, a experiência de comunicação intercultural e digital também é obrigatória. Por fim, estar pronto a dizer “não” aos executivos quando necessário e apresentar propostas alternativas bem pensadas é uma habilidade importante para um BP de RH que defende a mudança.