RH atual: fazendo um raio-x do RH atualmente, fica evidente a existência de um “gap” de competências face aos desafios atuais e futuros do RH.
Das organizações estão enfrentando, ou irão enfrentar, um déficit de competências dentro dos próximos 5 anos. Você tem as competências de RH necessárias para permanecer competitivo neste período? Se a sua resposta é não, você não está sozinho.
Das empresas já identificaram um déficit de competências problemático em gestão de talentos e RH. E não é nenhuma surpresa que as tendências na tecnologia são uma das principais causas desta iminente crise de competências no RH atual. Você não será substituído por uma máquina nos próximos 10 anos. Entretanto . . .
da suas atividades podem ser automatizadas. Em outras palavras, o seu trabalho está prestes a vivenciar uma mudança drástica. Tarefas administrativas repetitivas irão desaparecer, abrindo espaço para novas atividades que possam agregar valor real para a sua organização. Mas como?
Experiência do Colaborador (Employee Experience) e o RH Atual
O RH atual está mudando. O crescimento da automação, a contínua guerra por talentos e o relacionamento entre as empresas e seus colaboradores em constante mudança estão transformando o RH como o conhecíamos. Em algumas empresas não existe mais nem o departamento de recursos humanos. Essas empresas substituíram o departamento de RH por um time de Experiência do Colaborador. E por quê? Porque uma excelente experiência do colaborador é ótima não somente para o seu quadro de colaboradores: ela produz um impacto real nos negócios!
Houve um aumento de
nas posições de “Employee Experience” desde 2014 (fonte: Linkedin 2020: Tendências Globais sobre os Talentos)
O Futuro do RH
- A Ascensão da Experiência do Colaborador
As empresas estão investindo na Experiência do Colaborador para aumentar a retenção dos colaboradores (77%), aumentar a produtividade (75%) e atrair mais candidatos (29%). E está funcionando.
As empresas com maior pontuação em ter uma missão com propósito tem um desligamento indesejado 49% mais baixo, enquanto que empresas com ótima avaliação em arranjos de trabalho flexíveis verificam um crescimento de headcount 137% maior.
Então não espere que esta guinada em direção à experiência do colaborador desacelere ao longo dos próximos anos.
A Experiência do Colaborador engloba várias das áreas igualmente atingidas do RH atual – tais como remuneração, benefícios e treinamento e desenvolvimento – mas também foca em disponibilizar as ferramentas e as tecnologias certas para os colaboradores e ao mesmo tempo em simplificar os processos administrativos.
Ter sucesso aqui requer fortes competências digitais em RH.
- Os dados em Analytics do RH
A análise de dados transformou outras áreas de negócios, tais como marketing, finanças, vendas, etc., e está começando a transformar a área de Recursos Humanos também. Já existem muitos estudos de caso convincentes:
- O Banco Credit Suisse conseguiu economizar aproximadamente 70 milhões de dólares anualmente através da identificação prévia de quais dos seus colaboradores de alto desempenho poderiam deixar a empresa;
- A Experian conseguiu uma redução entre 2 e 3% nos desligamentos indesejados através da utilização de um modelo preditivo do risco de saída;
- A Cisco identifica as melhores localizações para seus novos escritórios usando dados demográficos.
A justificativa para o RH adotar uma abordagem mais orientada por dados é clara.
Mas existe algo ainda impedindo a maior parte das empresas de explorar os benefícios desta nova área de conhecimentos estimulante. O déficit de competências.
Ao longo dos últimos 5 anos, o número de profissionais de RH com competências de análise de dados cresceu cerca de
Das empresas não tem pessoas capazes o suficiente para criar relatórios básicos com dados do RH.
Dos profissionais de aquisição de talentos dizem que seus processo administrativos precisam ser melhorados e simplificados.
Das empresas não possuem uma mentalidade orientada por dados em sua área de Recursos Humanos.
A leitura continua abaixo!
Habilidades necessárias no futuro
- Transformação Digital do RH
Como um profissional de RH, existe uma grande probabilidade de que você não tenha uma forma de “pensamento digital”, e provavelmente você também não é um expecialista em estatística. Mas isto não deve ser uma barreira.
As empresas tentam reduzir ou eliminar o déficit de competências através da contratação de novos talentos. Mas é até mesmo mais importante do que isso a requalificação dos colaboradores atuais de forma que eles estejam preparados para assumir novas responsabilidades – incluindo a transformação digital do RH.
As pesquisas mostram que competências em matemática e em análise de dados avançada estão entre as 3 mais altas prioridades dos programas de requalificação.
23% das empresas declaram que seus programas de requalificação também focam em competências digitais básicas.
dos colaboradores do RH atual precisarão ser requalificados ou aumentar suas qualificações por volta do ano 2025.
A análise de dados é a área de negócio número 1 que tem apresentado maiores potenciais déficits de competências.
O Linkedin divulgou um aumento de 242% em profissionais de RH com competências de análise de dados ao longo dos últimos 5 anos.
- Os pilares do RH Digital
O RH está mudando, e da mesma forma o seu posicionamento dentro do negócio – ou ao menos, ele tem condições para isso, se conseguir reduzir ou eliminar o déficit de competências e construir as competências certas. Esses quatro fatores podem transformar o RH de um provedor de serviços reativo em um líder proativo de negócios e desempenho.
- Orientado ao Negócio
- O RH não existe no vácuo. Precisamos ser centrados no negócio: fazer o que é bom para o negócio, apoiar os objetivos organizacionais, e entender como falar a linguagem do negócio.
- Dirigido por Dados
- Tudo nos negócios modernos está baseado em dados. O RH precisa ter a mentalidade e as competências certas para analisar e interpretar os dados e tomar decisões estratégicas baseadas em evidências.
- Orientado aos Colaboradores
- O RH precisa continuar a ter os colaboradores no centro da sua atuação, fazendo o que é certo e o que é bom para os colaboradores. O RH existe para apoiá-los, para cuidar deles e para emponderá-los.
- Facilitador Digital
- O RH atual precisa ser capaz de usar com propriedade a tecnologia para atingir seus objetivos e os objetivos do negócio. Isto significa escolher e construir as soluções certas como também ser hábil digitalmente.
Preparando o RH atual para o futuro
- Competências de RH para 2025
Através do desenvolvimento de algumas destas competências digitais de RH, você se posicionará na liderança da transformação digital do RH – e irá ajudar o RH a finalmente demandar a posição estratégica que ele merece.
Aumente sua experiência com negócio
- Habilidades Consultivas
- Construção de “Business Case”
- Gerenciamento das Pessoas Chave
- Construção de narrativas (“Storytelling”)
- Cálculo de ROI (Retorno sobre Investimento no RH)
- Gerenciamento do “Stakeholder”
Torne-se mais orientado por dados
- Aprendizado básico em dados
- Análise de dados
- Extração de dados
- Limpeza de dados
- Construção de dashboards
- Análises estatísticas
- Visualização de dados
Torne-se mais hábil digitalmente
- Estratégia digital do RH
- Transformação digital do RH
- Métricas e KPIs de RH
- Desenvolvimento de soluções
- Implantação de tecnologia do RH
- Automatizaçãpo de processos do RH
Aprimore a experiência do colaborador
- Design Thinking
- Mapeamento da Jornada do Colaborador
- Desenvolvimento Ágil
- Segmentação dos Colaboradores
- Design de Políticas e Processos
- Testagem das proposições de valor dos colaboradores
Fontes desse post:
https://hrexecutive.com/hr-faces-a-growing-digital-skills-talent-gap-challenge/
https://www.analyticsinhr.com/blog/the-state-of-digital-hr-2019/
LinkedIn 2020 Global Talent Trends Report