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Integração Digital: uma Competência Essencial para o RH

Integração digital. Neste artigo falaremos sobre esta competência-chave para o RH nos dias atuais e no futuro.

A tecnologia é uma parte indispensável do mundo do trabalho nos dias de hoje e evolui rápida e consistentemente todos os anos.

Como resultado, se os profissionais de RH quiserem se destacar no seu trabalho no futuro, precisam de uma forte competência em integração digital.

Um relatório da OCDE (2019) afirma que 14% dos postos de trabalho deixarão de existir dentro de 20 anos.

Outros 32% serão drasticamente diferente devido à automatização.

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, 56% das empresas estão redesenhando seus programas de RH para integrar ferramentas digitais, enquanto 33% estão usando IA (inteligência artificial) como parte de sua estratégia.

Assim, já é muito evidente que uma competência em RH digital é vital em todas as organizações, particularmente no âmbito do RH.

Mas o que é exatamente a competência em recursos humanos digital, porque ela é importante, e como você pode se tornar uma profissional competente em integração digital?

Tópicos

O que é a competência Integração Digital?

Porque a competência Integração Digital é importante para os profissionais de RH e para as empresas?

Comportamentos dos profissionais de RH com forte competência em Integração digital.

Como os profissionais de RH podem desenvolver a competência Integração Digital?

O que é a competência em Integração Digital?

A competência em integração digital, também conhecida como integração digital, refere-se à capacidade de aproveitar e integrar a tecnologia para aumentar a eficiência pessoal e organizacional dos profissionais de RH e, em última análise, impulsionar o crescimento e o valor do negócio.

Embora possa parecer que ela foca exclusivamente em ser tecnologicamente competente, a competência em RH digital vai muito além disso.

Ela demanda uma consciência da tecnologia e do seu papel, tanto dentro como fora do trabalho.

Também inclui a capacidade de integrá-la sem problemas em todo a jornada do colaborador e de construir uma cultura de “digital em primeiro lugar” (digital-first). 

A competência em RH digital é uma das quatro competências centrais dos RH.  

As quatro competências centrais de RH são:

1.       Alfabetização de dados (clique para ler nosso artigo sobre esta competência)

2.       Entendimento (ou sagacidade) de negócios (clique para ler nosso artigo sobre esta competência)

3.       RH digital

4.       Defesa das pessoas

A competência em RH digital envolve três componentes-chave: consciência tecnológica, incorporação tecnológica e construção da cultura digital.

Vamos explorar cada uma destas componentes mais detalhadamente.

Consciência Tecnológica

O primeiro componente é a consciência tecnológica.

Um profissional de RH competente digitalmente tem:

– Profundo entendimento das tendências tecnológicas e da inovação e como estas impactam potencialmente na organização

– Consciência dos sistemas e tecnologias atuais de RH e como outras organizações estão promovendo a tecnologia de RH

– Sólido domínio das ferramentas e aplicações digitais e abraça rapidamente novas ferramentas no local de trabalho.

Incorporação tecnológica

O segundo componente é a incorporação tecnológica.

Isto se refere a uma profunda compreensão de como a tecnologia viabiliza e impulsiona as atividades de RH e a estratégia de negócios e fazer parte de projetos que continuam a impulsionar a eficiência, eficácia e maturidade digital do RH.

A procura proativa de ferramentas digitais e móveis para melhorar os processos de RH é também fundamental, juntamente com uma compreensão profunda dos processos de implantção de soluções digitais e de todas as ações envolvidas.

Construção de uma cultura digital

A componente final da competência em RH digital é a construção de uma cultura digital.

Isto envolve a participação ativa na construção de uma cultura de RH mais digital, dando o exemplo, treinando os outros e contribuindo para iniciativas digitais.

Ela foca na compreensão de como as capacidades digitais conduzem a um valor sustentável a longo prazo para a organização.

Também inclui as mudanças que a integração digital traz para o modelo operacional e à prestação de serviços, tanto para o RH como para a organização.

Um profissional de RH competente na construção de uma cultura digital será um líder digital em sua especialização de RH.

Além disso, ele apoiará e defenderá a aprendizagem e a inovação em sua equipe e na organização em geral.

Porque a competência Integração Digital é importante para os profissionais de RH e para as empresas?

A competência em RH digital de RH é fundamental por várias razões.

– Otimizar continuamente a prestação de serviços de RH.

A prestação de serviços de RH envolve uma variedade de informações e serviços prestados a todos os colaboradores.

Isto inclui a gestão do onboarding de novos colaboradores, salários, benefícios, e muito mais.

Se estes serviços são “pesados” do ponto de vista administrativo e requerem muito tempo, tanto a equipe de RH quanto os colaboradores podem ficar frustrados.

Assim, identificar novas oportunidades para melhorar e otimizar continuamente o serviço de entrega do RH é fundamental para aumentar a eficiência e a felicidade dos colaboradores.

Algumas tarefas trabalhosas e repetitivas podem ser automatizadas, como, por exemplo, o agendamento de entrevistas ou aprovações automatizadas com base em critérios pré-definidos.

Os colaboradores que precisam dos serviços do RH também passarão menos tempo longe do trabalho se conseguirem resolver seus problemas em menos tempo.

– Melhorar a eficácia organizacional.

A eficiência digital dentro do RH tem um efeito de “contágio positivo” em todas as operações da organização, o que cria valor.

Por exemplo, a digitalização do processo de recrutamento torna mais simples para os profissionais de RH a gestão das candidaturas e também uma experiência muito mais fácil e mais agradável para os candidatos.

Isto pode reduzir o número de candidatos que desistem no meio da candidatura, por frustração ou falta de comunicação.

Por sua vez, dá ao RH uma possibilidade maior de contratar mais candidatos de alta qualidade, o que significa que haverá colaboradores mais qualificados e eficientes nas funções certas.

Isto leva a uma maior eficácia organizacional.

Em última análise, é por este motivo que todas as organizações tem que se esforçar. Melhorias como esta podem acontecer em muitas das operações de RH.

– Implantar novas tecnologias e construir uma cultura “digital em primeiro lugar” (digital first).

Os profissionais de RH com competência em RH digital são líderes na construção de uma cultura digital em primeiro lugar (digital-first).

Isto é fundamental se você espera atrair funcionários jovens e com conhecimentos digitais para a sua organização.

Uma experiência digital fluída e eficiente dos colaboradores no trabalho está se tornando cada vez mais buscada pelos novos trabalhadores que entram no mercado de trabalho.

Portanto, se você conseguir construir uma cultura digital-first que dê poder aos seus colaboradores, tem uma grande probabilidade de atrair os melhores candidatos em relação aos seus concorrentes.

Por exemplo, os departamentos de RH do Itaú, Vivo, e Ford reconhecem a importância da experiência digital e contrataram todas eles contrataram equipes de design digital.

– Melhorar a eficácia pessoal

A competência em RH digital ajuda os profissionais de RH a melhorar a sua eficácia pessoal no trabalho, além de melhorar a eficácia organizacional.

Muitas tarefas administrativas de baixo valor agregado podem ser automatizadas, o que libera um tempo valioso para tarefas mais urgentes e de alto valor que criam o maior impacto.

Por exemplo, tarefas como entrada de dados, processamento de folhas de pagamento, e pré-seleção de candidatos já não mais requerem interação humana.

Comportamentos dos profissionais de RH com forte competência em Integração digital.

Dominar as inovações e tendências tecnológicas.

Um profissional de RH digitalmente competente tem um sólido entendimento das tendências tecnológicas.

Se mantém atualizado sobre as inovações através da leitura de blogs e artigos, através do networking em eventos de RH, e da aprendizagem através de cursos on-line.

São também capazes de entender também como estas tendências têm impacto na organização e sabem aproveitar as oportunidades digitais sempre que possível.

Exemplos disto incluem a utilização de uma série de ferramentas que facilitam o trabalho à distância, a gamificação para melhorar o envolvimento dos colaboradores, tecnologias baseada em estímulo e feedback contínuos (nudge) para melhorar a produtividade dos colaboradores e outras tendências emergentes.

Criar uma estratégia digital de RH e de um roteiro tecnológico para aumentar o nível de maturidade digital do RH

Estar atualizado em relação à tecnologia e à inovação é essencial mas é igualmente importante compreender a razão pela qual softwares ou ferramentas específicas devem ser utilizados.

Os profissionais de RH devem compreender como a tecnologia possibilita e dirige as atividades e a estratégia de RH e se envolver nos projetos à medida que isso ocorre.

Precisam criar um plano sobre como aumentar o nível de maturidade digital do RH da organização e contribuir ativamente para o processo.

Um profissional de RH digitalmente competente cria um roteiro digital sólido com um objetivo claro, tal como a construção de um centro de serviços compartilhados eficiente de RH.

Isto requer a avaliação das funções atuais de RH e a determinação do que pode e do que não pode ser automatizado.

O que requer muita interação humana? E o que não requer?

Que tipo de tecnologia o departamento de RH pode utilizar para se tornar mais eficaz em seu trabalho?

A aplicação da competência em RH digital ajuda a responder a estas questões.

Liderar o processo de implantação da tecnologia de RH

Além de criar um roteiro de tecnologia de RH, os profissionais de RH devem pavimentar o caminho para a implantação da tecnologia de RH ao longo de todo o processo: planejamento, concepção, teste, treinamento, comunicação, implantação e manutenção.

A equipe de RH da IBM realizou várias experiências para impulsionar novas soluções digitais de RH dentro da organização.

Pilotaram a utilização de um assistente cognitivo conhecido como CHIP (Cognitive Human Interface Personality), que é um chatbot de IA.

Ele pode reconhecer 200 das perguntas mais frequentes feitas pelos colaboradores, aumentar a inteligência ao longo do tempo, e reduzir significativamente o tempo do call center, motivo pelo qual se tornou bastante popular entre os colaboradores.

Aplicando Design Thinking (“pensamento de design”) para encontrar soluções centradas nos clientes.

O design thinking em RH foca na reunião de informação sobre os clientes e colaboradores em toda a organização para descobrir o que eles precisam e o que esperam e querem dos serviços do RH.

Um exemplo recente é o da Ford, onde a equipe de RH realizou uma pesquisa no âmbito dos seus 200.000 colaboradores.

Descobriram que a análise das questões através das lentes do colaborador os ajudou a criar soluções mais eficazes.

Muitos colaboradores estavam insatisfeitos com a natureza administrativa pesada e complexa dos processos de RH enquanto os líderes de pessoas compartilhavam pontos de vista semelhantes.

Isto os levou a desenvolver uma nova estratégia de pessoas, utilizando sistemas mais inteligentes e mais simplificados.

Profissionais de RH competentes digitalmente aplicam o design thinking à coleta de dados, à interpretação dos resultados, à identificação de oportunidades e, por fim, à implantação de novas soluções digitais

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Possibilitar a requalificação digital do time de RH e de toda a força de trabalho.

Não é suficiente somente estar antenado com as tendências em tecnologia e inovações como indivíduo.

A competência em RH digital está relacionada com a capacitação digital de toda a equipe de RH e de toda a organização.

Construir uma cultura digital requer dar o exemplo, treinar os outros e liderar estrategicamente as iniciativas digitais.

As organizações estão se tornando cada vez mais semelhantes a redes e os colaboradores mais jovens e de mentalidade tecnológica esperam ver a tecnologia digital sendo utilizada no local de trabalho.

A requalificação digital de toda a força de trabalho é fundamental para assegurar que sua organização se mantenha à frente, utilizando as soluções mais intuitivas e eficazes.

Por exemplo, a Henkel, uma multinacional química e de bens de consumo, associou-se à Accenture para aumentar o nível de qualificação digital de mais de 10.000 gestores.

Eles identificaram as lacunas de competências através de uma avaliação das capacidades digitais e estruturaram programas de aprendizagem para resolver essas lacunas.

Como os profissionais de RH podem desenvolver competência em Integração Digital?

Se, como profissional de RH, você quiser ser digitalmente competente, precisa trabalhar continuamente na atualização dos seus conhecimentos e competências.

O que você pode fazer:

Familiarizar-se com diferentes tipos de tecnologia

Os profissionais de RH não são obrigados a se tornarem experts em Inteligência Artificial (IA) ou machine learning (aprendizagem de máquina).

Ainda assim, é imperativo que tenham uma compreensão sólida dos princípios básicos e de como a tecnologia contribui para as operações da sua organização.

Familiarize-se com as ferramentas online já utilizadas pelas equipes de RH e mantenha-se atenta às tendências tecnológicas emergentes.

Isto inclui redes sociais, sistemas de informação de recursos humanos, ATSs, tecnologia cloud, técnicas de gamificação, e softwares de gestão de talentos.

Torne-se um adolescente tecnológico – alguém que se sente à vontade com a tecnologia como é um adolescente.

Peça aos seus colegas com conhecimentos de tecnologia que te mostrem como funcionam certas plataformas e o que é possível fazer com elas.

Colabore na Inovação com outras áreas

Provavelmente já existem algumas ferramentas digitais e móveis implantadas em outras áreas da sua organização que podem inspirar a forma como você pode implementar e utilizar a tecnologia no âmbito do RH.

Além disso, a colaboração com outros departamentos pode ajudá-lo a implantar iniciativas digitais eficazes mais rapidamente. Por exemplo, a organização pode estabelecer uma equipe de desenvolvimento de RH digital e fazer uma parceria com TI para ajudar com a infra-estrutura e com a segurança.

Isto permite, por exemplo, criar um novo app de “pré-onboarding” para possibilitar aos funcionários aprender mais sobre seu papel, sobre a cultura da empresa e serem apresentados online aos seus respectivos times.

Trabalhe suas habilidades de gestão da mudanças

A tecnologia continua evoluindo constantemente, o que significa que as ferramentas e processos no local de trabalho também irão mudar.

Os profissionais de RH devem aprender a se adaptar rapidamente às novas tendências e a implementar novas ferramentas e tecnologias.

Os líderes de RH devem também dar o exemplo para o resto de seu time.

Muitas pessoas são resistentes à mudança.

De fato, 82% dos departamentos de RH lutam com desafios de adoção quando implantam novas tecnologias digitais e é por isso que é crucial gerenciar estrategicamente a transformação organizacional para minimizar pressões sobre os colaboradores.

Para ter sucesso na gestão das mudanças trabalhe no desenvolvimento das suas competências de gestão de mudanças, por exemplo:

– Comunicação persuasiva,

– Escuta ativa,

– Pesquisa e,

– Análise e planejamento estratégicos.

O relatório de experiência dos colaboradores descobriu que a consulta aos colaboradores sobre a adoção de novas tecnologias antes de implantá-las teve um impacto positivo na qualidade percebida do trabalho.

Entretanto, descobriram que apenas 35% dos colaboradores são consultados sobre tais planos.

Isto mostra a importância das competências em gestão de mudanças e de assegurar que seus colaboradores se sintam incluídos nas decisões que afetam suas funções quotidianas.

Ouse experimentar

A experimentação é uma parte muito importante da cultura de inovação e todos os departamentos devem se sentir à vontade para fazê-la.

Experimente a videoconferência em tempo real em seu processo de recrutamento, hospede feiras de carreiras virtuais, utilize aplicativos de assinatura eletrónica para completar candidaturas a vagas, ou experimente a gamificação dentro dos seus planos de treinamento e desenvolvimento.

Novas tecnologias e aplicações são lançadas todos os dias.

Se você se deparar com algo que possa melhorar suas operações de RH, pense em experimentá-lo.

Se você é gestora, esteja aberta a novas sugestões como esta da sua equipe.

A CVS, uma empresa de saúde dos EUA e também rede de farmácias, desenvolveu um processo de contratação virtual para preencher 50.000 vagas de emprego em meio à pandemia do COVID-19.

Como parte do processo, implantaram testes virtuais específicos para avaliar os candidatos.

Isto resultou em mais de 1,3 milhões de candidaturas e perto de 60.000 contratações, tornando a função de recrutamento da empresa seis vezes mais eficiente do que em circunstâncias normais.

Obtenha uma certificação em RH Digital

Uma certificação em RH Digital é uma ótima forma de aumentar a sua qualificação e se tornar o motor da transformação digital do RH na sua organização.

Irá ajuda-la a promover a tecnologia para tornar o RH mais eficaz.

Você será capaz de criar uma estratégia digital e de fornecer aos colaboradores as ferramentas irão ajuda-los a ser mais felizes e bem sucedidos no trabalho.

Além disso, você poderá assegurar que sua organização não ficará para trás.

A competência Integração Digital é absolutamente fundamental para os profissionais de RH

A tecnologia começou a penetrar em quase todos os aspectos do trabalho e se tornará cada vez mais dominante no futuro.

É por isso que a competência em RH digital é absolutamente fundamental para garantir que todos os profissionais de RH estejam atualizados, alertas para identificar novas tendências e, em linha com isto, dispostos a adotar novas ferramentas e tecnologias.

O aprendizado não deve parar nunca – continue desenvolvendo suas competências digitais e torne-se instrumental na construção de uma cultura digital.

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