O Futuro do RH. Como se preparar HOJE para o FUTURO DO RH?
A profissão de RH passou por muitas mudanças ao longo dos últimos anos e a maioria dos profissionais tem conseguido se adaptar.
Mas, com as novas tecnologias que surgiram e estão sendo introduzidas na gestão de pessoas vale a pena encarar de frente uma questão central: O seu trabalho será automatizado?
E dessa questão decorre uma outra: Como se preparar hoje para o futuro do RH?
As mudanças estão acontecendo:
O seu trabalho será automatizado e você será substituída?
O acelerado desenvolvimento tecnológico da última década e a consequente mudança na força de trabalho tem sido amplamente estudados.
Como temos testemunhado, as funções no RH não permaneceram imunes ao impacto da tecnologia apesar de, em essência, serem “funções de gente”.
A inteligência artificial e a automação em Recursos Humanos levaram muitos de nós imaginar qual(is) das nossas tarefas se tornaria completamente automatizada nos anos seguintes e quais funções seriam assumidas por “robôs”.
A tecnologia irá se tornar tão eficaz que seres humanos deixarão de ser necessários na gestão de uma força-de-trabalho humana?
Isso é altamente improvável.
O medo de que os robôs venham a ocupar nossas funções existem há centenas de anos.
“Até agora, a inteligência artificial e a robótica não são utilizadas para “automatizar empregos”, mas sim para “automatizar tarefas” e para “expandir” as funções humanas, as quais, em contrapartida, aumentam a produtividade e o desempenho”.
Na área de RH esse tipo de transformação é acelerada pela disponibilidade de grande quantidade de dados dos colaboradores.
Esses dados alimentam algoritmos cada vez mais complexos que dão suporte para os departamentos de RH mais avançados no mundo para embasar melhores decisões e elaboração de previsões.
A automação na área de RH incorporou mais de 80% das tarefas administrativas, 55% dos empregos de recrutadores tradicionais e quase 20% do trabalho de compliance.
E isto se aplica a toda a gama de atividades do RH.
Seja no que diz respeito a recrutamento, onboarding, retenção ou offboarding, a tecnologia já é responsável por uma grande parte dos processos e decisões estratégicas em quase todas as especialidades do RH.
O que isto significa para os profissionais de RH?
Não há dúvida de que as funções no RH estão mudando.
E a questão é: Em que medida (quanto) as funções de RH estão mudando?
Em um grande estudo global, a Deloitte concluiu em 2016 que, dado o estado da Tecnologia de RH, “o RH digital equivale a uma revolução, não a uma evolução”.
A automatização está aumentando a sua participação em nossas vidas cada vez mais e eliminando as partes mais repetitivas do trabalho.
Isto torna o trabalho mais fácil e mais interessante, desde que se aprenda a usá-lo em benefício pessoal.
O RH DIGITAL está relacionado ao aproveitamento da tecnologia para tornar o RH mais eficaz, levar a um melhor valor para os negócios, e fornecer aos colaboradores ferramentas que façam com que sejam mais produtivos e satisfeitos no trabalho.
Dotados de competências e conhecimentos adequados, você pode usar a tecnologia e dados para conseguir um impacto em sua atuação profissional. A seguir listo algumas vantagens da capacitação tecnológica e em dados:
1. Tomar decisões mais inteligentes, embasadas em dados e fatos, e não somente em intuições.
Quando se aprende a interpretar os dados, a tecnologia pode oferece apoio para a tomada de melhores decisões estratégicas.
Uma pesquisa da Visier de 2018 mostra que as organizações com uma função avançada de people analytics tem margens de lucro 56% mais altas do que os concorrentes menos evoluídos.
2. Dedicar mais do seu tempo para as relações pessoais
Através da automatização de tarefas administrativas pode-se dedicar mais tempo ao que realmente importa: as relações pessoais.
O aumento da automatização e da confiança nos dados proporcionam um aumento na competitividade tanto em relação à participação no mercado quanto em relação a talentos.
Uma ótima experiência do colaborador (employee experience) e uma ótima gestão de pessoas são fundamentais para a atração de pessoas sob demanda quanto para criar vantagem competitiva.
3. Aumentar o seu impacto estratégico
A automatização e a inteligência artificial possibilitam assumir um papel mais estratégico no negócio.
Ao entender os dados e como alavancar o seu poder para suportar as decisões relacionadas a pessoas, você pode aumentar seu impacto estratégico e se torna um parceiro muito valioso do negócio.
Para ser capaz de preencher a lacuna entre o RH e o negócio é absolutamente necessário saber falar a língua dos dados.
Chegou a hora de desenvolver o seu repertório de competências à prova do futuro!
A tecnologia pode estar substituindo alguns empregos, mas ela vai abrir uma enorme gama de novas posições dirigidas por dados e orientadas digitalmente no RH.
A maioria destas funções não foi inventada ainda, o que te proporciona a oportunidade única de ajudar a construir as àreas de RH do futuro a partir do zero.
Um antigo provérbio chinês diz: “a melhor hora para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás. A próxima melhor hora é AGORA”.
O mesmo raciocínio é verdadeiro para a sua carreira à prova do futuro.
A única forma de liderar a Transformação Digital no RH e estar à frente no futuro é começar a se preparar para ela a partir de hoje.
Chegou a hora de conhecer os recursos e resultados do RH Digital, adquirir conhecimentos básicos de dados, desenvolver uma mentalidade orientada a dados e, se isso for a sua “praia”, desenvolver competências analíticas de dados.
Quando chegar a hora em que todos os cargos no RH irão exigir todas estas competências (e muitas empresas já exigem), você já estará pronta!
Quando você estiver pronta para se preparar para a Transformação Digital no RH, a nossa trilha de competências digitais de RH pode te oferecer todas as ferramentas que você precisa para usar a inovação tecnológica em seu benefício para estar preparada para as tendências do trabalho no futuro e estar à frente dos seus concorrentes.
Não sabe por onde começar?
Conheça a nossa estrutura de competências digitais e dados para saber quais são as competências necessárias e quais passos você precisa percorrer para desenvolvê-las.
Torne-se uma Especialista em People Analytics e consiga o seu lugar nas discussões estratégicas através do poder dos dados no RH.
Desenvolva um conjunto completo de competências analíticas de RH para promover a tomada de decisões orientadas por dados em todo o RH.