Entrevista de emprego: o que perguntar. Um guia de entrevistas pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar nas entrevistas com os candidatos a uma vaga de emprego. Neste artigo iremos te conduzir através de um guia de entrevistas e explorar os benefícios de se utilizar um, além de apresentar seus sete elementos.
Tópicos
O que é um guia de entrevistas?
Os benefícios da utilização de um guia de entrevista de emprego: o que perguntar
Um exemplo de um guia de entrevista de emprego: o que perguntar e os sete elementos chave
Modelo de um guia de entrevistas
Entrevista de emprego o que perguntar: exemplos
O que é um guia de entrevistas?
Um guia de entrevistas é um documento que possibilita às organizações estruturar a forma como elas conduzem as entrevistas de emprego. Ele ajuda os entrevistadores a saber o que perguntar, em que ordem e assegura que a experiência seja a mesma para todos os candidatos.
O conteúdo do guia de entrevistas irá variar dependendo, entre outras coisas, da posição para a qual se está contratando, o método de entrevista que se decidiu utilizar e os requisitos específicos da sua empresa.
Os benefícios da utilização de um guia de entrevista de emprego: o que perguntar
A utilização de um guia de entrevistas durante um processo de contratação apresenta uma série de benefícios. Listamos três delas abaixo:
- Processo estruturado: quando todos os entrevistadores seguem os mesmos passos e na mesma ordem se cria uma estrutura. Isto, em contrapartida, reduz a probabilidade das pessoas esquecerem de fazer certas perguntas ou de fornecer certas informações aos candidatos.
- Experiência do candidato: a utilização de um guia de entrevistas assegura que todos os candidatos tenham a mesma experiência. Obviamente nem todos os entrevistadores são sempre os mesmos então existirá alguma diferença de qualquer forma, mas ao menos as perguntas e o processo são exatamente os mesmos para todos os candidatos.
- Um único critério de avaliação: quando você usa o mesmo método de entrevista e faz exatamente as mesmas perguntas para todos os candidatos, você pode também aplicar o mesmo critério de avaliação a todos eles. Isto reduz o risco de vieses no processo de entrevista.
Um exemplo de um guia de entrevista de emprego: o que perguntar e os sete elementos chave
Idealmente, o seu guia de entrevistas é parte de um bem estruturado processo de recrutamento e seleção. Como tal, ele deve estar alinhado com cada uma das etapas deste processo.
Isto significa que, por exemplo, os requisitos de uma nova posição conforme especificados na descrição do cargo (ou seja, as habilidades requeridas, personalidade, as competências de um candidato adequado, etc.) deveriam ser levados em consideração durante a entrevista e, portanto, incluídos no guia de entrevistas. Vamos entender quais são os 7 elementos de um guia de entrevista de emprego:
1. Convite e Briefing para a entrevista de emprego
Certifique-se de que todos os candidatos que chegam à fase de entrevistas recebam o mesmo convite incluindo um briefing sobre o que devem esperar da entrevista (com quantas pessoas irão conversar, uma estimativa da sua duração, se eles precisam de algum preparo prévio, se existe a necessidade de levar documentos, etc.). Abaixo está um exemplo de como pode ser um e-mail de convite para uma entrevista:
Assunto: [NOME DA EMPRESA] – Agenda para entrevistaOlá, [PRIMEIRO NOME]
Obrigado por se candidatar para a posição de [NOME DO CARGO] na [NOME DA EMPRESA]. Nós analisamos os dados da sua candidatura cuidadosamente e estamos felizes em convidá-lo para uma entrevista para esta posição!
A sua entrevista será conduzida no formato [FORMATO DA ENTREVISTA] e terá a duração aproximada de [DURAÇÃO ESTIMADA DA ENTREVISTA]. Você irá falar com [ENTREVISTADOR 1], nosso(a) [CARGO DO ENTREVISTADOR(A)], e [ENTREVISTADOR 2], nosso(a) [CARGO DO ENTREVISTADOR(A)] aqui na [NOME DA EMPRESA].Por favor, nos informe sobre a sua disponibilidade para a realização da entrevista nos seguintes dias / horários:
[DATA 1, HORÁRIO 1]
[DATA 2, HORÁRIO 2]
[DATA 3, HORÁRIO 3]Não se esqueça de trazer os seus [DOCUMENTOS] e a [AMOSTRA DE TRABALHO] que você preparou.
Agradecemos novamente o seu interesse em fazer parte do time da [NOME DA EMPRESA]!Estamos ansiosos para conhece-lo(a).
Atenciosamente,
[SEU NOME]
Obviamente que o conteúdo exato e o tom do seu convite de entrevista podem ser diferentes, mas as partes entre [ ] são elementos que deveriam estar contidos na sua comunicação de qualquer forma que ela seja redigida. Para assegurar que todos os candidatos recebam um convite completo você pode incluir um link no seu guia de entrevista direcionando para o modelo de convite de entrevista da sua empresa, idealmente armazenado no Google Drive ou similar.
2. Preparando o contexto da entrevista de emprego
Essa é uma questão mais prática. Onde você quer entrevistar os candidatos? Quem irá entrevistá-los? Se for uma entrevista por vídeo, qual é o melhor lugar para fazer a chamada? Aqui também é bom assegurar o mesmo contexto a todos os candidatos para assegurar que todos sejam submetidos à mesma experiência. Inclua os requisitos de contexto, tanto para a entrevista de emprego “on line” quanto “off line”, no seu guia de entrevista.
Se os entrevistadores precisam ter uma cópia dos CVs dos candidatos durante a entrevista, ou uma cópia de uma amostra de trabalho que eles tiveram que preparar – ou ainda do guia de entrevista que eles precisam seguir – ou qualquer outro tipo de documento, isto deveria estar contido no guia de entrevistas também.
3. Boas vindas
Certamente existem conteúdos que você quer mencionar ao dar as boas vindas aos candidatos. Eles podem ser informações a respeito da empresa, sua história, sobre o escritório, sobre a função, etc. Você define! Inclua a abertura da entrevista e tudo o que ela precisa cobrir no seu guia de entrevistas.
4. Entrevista de emprego: o que perguntar
Em uma entrevista estruturada é utilizado um conjunto padronizado de perguntas. Isto possibilita uma forma uniforme de registro das informações ao entrevistador e uma padronização do critério de avaliação das qualificações dos candidatos. Isto também permite ao entrevistador comparar precisamente os candidatos e tomar a melhor decisão baseado em dados.
Além da padronização das questões, um método utilizado com frequência em entrevistas é o método STAR. Este método proporciona uma forma estruturada de obter informação dos candidatos. STAR é um acrônimo para:
- Situação: pergunte ao candidato para descrever uma situação pela qual passou.
- Tarefa: qual objetivo o candidato estava buscando alcançar.
- Ação: peça ao candidato para descrever em detalhe quais ações ele realizou para fazer o máximo naquela situação e concluir a sua tarefa.
- Resultado: peça ao candidato para descrever o resultado das suas ações e o que ele aprendeu.
A utilização do método STAR para a avaliação das competências chave da posição é altamente recomendada. Fazer as mesmas perguntas aos candidatos possibilitará facilmente comparar suas experiências nas competências chave. É aí onde percebemos a importância de alinhar as várias partes do processo de recrutamento: a questão no guia de entrevistas deveria considerar as competências chave e habilidades que foram definidas na descrição do cargo.
5. Perguntas dos candidatos(as)
O seu guia de entrevistas deve incluir um espaço para perguntas dos candidatos. Normalmente quando estamos nos aproximando do término da entrevista, o entrevistador deve se colocar à disposição do candidato sobre eventuais dúvidas.
O candidato pode desejar ter maiores informações sobre a posição, qual a estrutura hierárquica, os valores e negócio da empresa, tamanho atual da equipe, etc.. Interssante é você aproveitar ára analisar as perguntas feitas pelos candidatos. Isso pode te dizer muita coisa a respeito do interesse real do candidato em trabalhar para a sua empresa. Fique atento!
6. Encerramento
Antes de se despedir de um candidato existem ainda algumas poucas ações que você deve fazer. Em primeiro lugar agradeça ao candidato pela disponibilidade para a entrevista e processo de seleção como um todo, além do seu interesse pela vaga e empresa.
Em segundo lugar, diga-lhe quais serão os próximos passos. Informe sobre a próxima etapa do processo de seleção e quando ele receberá um retorno comunicando se participará (ou não) e de qual forma será feita comunicação (e-mail, telefone, Whatsapp, etc).
Em terceiro lugar, se você não fez isto em um momento anterior do processo, peça a eles para indicar algumas referências profissionais e como você pode contatar estas pessoas.
Quarto, informe a eles quem podem contatar e de que forma caso eles tenham alguma dúvida posteriormente. Busque assegurar que tudo isto esteja incluído no seu guia de entrevistas.
7. Avaliação
Uma vez que as entrevistas tenham terminado é hora de avaliar os candidatos. Como eles foram em cada uma das perguntas? O entrevistador deve preencher suas pontuações imediatamente (caso não tenha feito isto durante a entrevista), tendo o candidato e as suas respostas ainda bem claros em sua memória. Se o entrevistador deixar para o dia seguinte, pode esquecer de detalher importantes e afetar bastante a eficácia do processo.
As perguntas da entrevista podem ser divididas em várias categorias como para avalair o “fit” pessoa / função e o pessoa / organização. A primeira envolve questões para determinar a compatibilidade do candidato(a) com os requisitos do cargo para o qual está se candidatando, enquanto a última envolve questões relacionadas à compatibilidade da pessoa com a organização (cultura organizacional).
O peso de cada uma das categorias irá depender dos requisitos organizacionais. Enquanto questões relacionadas ao “fit‟ entre candidato e posição irão diferir em função da posição para a qual você está contratando, as questões em relação ao “fit‟ entre candidato e organização não podem ser usadas neste sentido. Portanto, você pode decidir incluir este último tipo de questão no seu guia de entrevistas diretamente. Por outro lado, você pode optar por um link direcionando para o Google Drive (ou similar) onde você pode armazenar este tipo de pergunta de entrevista.
Cuidados a serem tomados
Perguntas bem formuladas são essenciais para avaliar as habilidades, a experiência e a adequação de um candidato a uma vaga. Elas também ajudam a entender a personalidade e a cultura de trabalho do candidato. Aqui estão algumas estratégias para fazer as perguntas certas:
- Prepare-se com Antecedência: Antes da entrevista, reveja o currículo do candidato e identifique as áreas que você deseja explorar. Prepare perguntas que abordem essas áreas.
- Seja Aberto e Flexível: Embora a preparação seja importante, também esteja disposto a seguir o fluxo da conversa. Às vezes, as respostas do candidato podem levar a tópicos importantes que você não havia planejado discutir. Depois de realizar esse questionamentos imprevistos, volte para o seu roteiro.
- Use Perguntas Comportamentais: Perguntas que pedem exemplos específicos de experiências passadas são valiosas. Por exemplo, “Pode me contar sobre um desafio que você enfrentou em um emprego anterior e como o superou?”
- Aborde a Cultura da Empresa: Perguntas sobre como o candidato se encaixa na cultura da empresa são fundamentais. “Como você acha que sua personalidade se alinha com nossos valores corporativos?”
- Faça Perguntas Abertas e Fechadas: Perguntas abertas permitem respostas mais detalhadas, enquanto perguntas fechadas geralmente têm respostas curtas, específicas. Use uma combinação de ambas para obter informações variadas.
A leitura continua abaixo
Modelo de um Guia de Entrevistas
Nós criamos acima um modelo de um guia de entrevistas que você pode usar como base para criar o seu próprio. Ele abrange as 7 seções que descrevemos neste artigo incluindo alguns dos elementos a serem considerados nestas seções.
Obviamente este modelo é somente um exemplo. Você pode adicionar ou remover quantos elementos forem necessários para criar um guia de entrevistas que seja o mais adequado possível para a sua organização.
Entrevista de emprego o que perguntar: exemplos
Entrevistar candidatos a uma vaga de emprego envolve fazer uma série de perguntas que podem ajudar a avaliar suas qualificações, personalidade, experiência e adequação à posição e à cultura da empresa. Aqui estão algumas opções interessantes de perguntas para realizar em uma entrevista de emprego:
- Perguntas sobre experiência e habilidades:
- Quais são suas principais realizações ou projetos anteriores que o qualificam para esta posição?
- Descreva suas habilidades-chave relevantes para a função.
- Como você se mantém atualizado em sua área de atuação?
- Perguntas de comportamento:
- Pode me dar um exemplo de uma situação em que enfrentou um desafio no trabalho e como o resolveu?
- Como você lida com prazos apertados ou pressão no trabalho?
- Conte-me sobre uma situação em que teve que trabalhar em equipe para atingir um objetivo.
- Perguntas sobre motivação e ambições:
- O que o motiva a querer trabalhar nesta empresa?
- Onde você se vê daqui a cinco anos em sua carreira?
- Quais são suas metas profissionais de longo prazo?
- Perguntas situacionais:
- Como você lidaria com um conflito entre colegas de trabalho?
- Como você priorizaria tarefas quando tiver várias demandas urgentes?
- Como você reagiria a uma mudança repentina de planos ou prioridades no trabalho?
- Perguntas sobre a empresa e a posição:
- O que você sabe sobre nossa empresa e o setor em que atuamos?
- Por que você acha que se encaixa bem com a cultura da nossa empresa?
- O que o atraiu para esta posição em particular?
- Perguntas sobre autoconhecimento:
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Como você lida com feedback construtivo?
- Como você se autogerencia e mantém a produtividade?
- Perguntas sobre adaptação à mudança:
- Fale sobre uma vez em que teve que se adaptar a uma grande mudança em seu ambiente de trabalho.
- Como você se mantém atualizado com as mudanças em sua área de atuação?
- Como você lida com a aprendizagem de novas habilidades ou tecnologias?
- Perguntas sobre ética e valores:
- Como você lida com dilemas éticos no trabalho?
- Quais são os valores mais importantes para você em um ambiente de trabalho?
Lembre-se de que as perguntas devem ser relevantes para a posição e alinhadas com os valores e a cultura da sua empresa. Além disso, é importante conduzir as entrevistas de maneira justa e respeitosa, evitando questões que possam ser consideradas discriminatórias ou invasivas.
Comentário final
O uso de um guia de entrevistas é uma excelente forma de garantir que todos os entrevistadores tratem todos os candidatos exatamente da mesma forma.
Ele é também uma excelente ferramenta para fornecer estrutura durante entrevistas de candidatos e torna muito mais fácil a avaliação e a atribuição de pontuações para eles. O conteúdo exato do guia de entrevistas irá variar conforme a organização e a posição de contratação, mas os 7 elementos listados neste artigo proporcionam uma sólida fundação.
FAQ
- O que é um guia de entrevistas? Um guia de entrevistas é um documento que ajuda as organizações a estruturar a forma como elas conduzem entrevistas de candidatos. Ele ajuda os entrevistadores a saber o que perguntar e em que ordem, e além disso assegura que a experiência seja a mesma para todos os candidatos.
- Quais são os benefícios de um guia de entrevistas? Os benefícios de um guia de entrevistas incluem: 1) cria um processo estrutrurado, 2) assegura a mesma experiência a todos os candidatos e 3) torna mais fácil avaliar cada um dos candidatos usando exatamente o mesmo critério, reduzindo desta forma o risco de vieses no processo de entrevista.
- Quais são os elementos que deveriam estar contidos em um guia de entrevista? Um guia de entrevistas deveria incluir seções sobre o convite para a entrevista, preparação do contexto, boas vindas ao candidato, definição de metodologia e perguntas a serem feitas aos candidatos, questões / dúvidas do candidato, o final da entrevista e a avaliação do candidato.