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Advocacia dos Colaboradores: Um Guia Completo

por | 30/09/2021 | Gestão do RH

Neste artigo falaremos sobre uma das competências centrais para todos os profissionais de RH: A ADVOCACIA dos COLABORADORES.

Recursos Humanos, como o próprio nome sugere, é totalmente relacionado a pessoas.

Embora ouçamos frequentemente que o RH precisa ser mais orientado a negócios, orientado a dados e capacitado digitalmente, não podemos esquecer que exercer a advocacia ou a defesa dos colaboradores é uma parte essencial para ser um profissional competente no RH.

E porque essa competência é tão importante? E como você pode se tornar uma verdadeira(o) advogada(o) dos colaboradores em sua organização?

Tópicos

O que é a advocacia dos colaboradores no RH?

Porque a advocacia dos colaboradores é uma competência essencial tanto para os profissionais de RH quanto para as empresas?

Comportamentos de profissionais de RH com fortes competências em advocacia dos colaboradores.

Como os profissionais de RH podem desenvolver competências de advocacia dos colaboradores?

Resumo – Advocacia dos Colaboradores

O que é a advocacia dos colaboradores no RH?

Uma vez que o H do RH significa Humano é bastante óbvio que os profissionais de RH devem ser especialistas em pessoas.

No entanto, não deveriam ser apenas isso.

Eles deveriam ser verdadeiramente advogados (ou defensores) dos colaboradores.

A competência de advocacia dos colaboradores está relacionada à criação de uma forte cultura interna e a extrair o máximo das pessoas.

Advogados atuam como representantes confiáveis de outras pessoas e são especialistas em comunicação.

E esta não é uma visão romantizada do trabalho… A realidade é que funcionários felizes são mais produtivos, mais comprometidos e menos propensos a deixar a organização (o que reduz o custo da rotatividade).

A advocacia dos colaboradores é uma das competências centrais do RH, juntamente com o entendimento de negócios, a alfabetização de dados e a habilidade digital.

Um time de RH bem-sucedido compreende não somente  todas estas competências e como elas contribuem para uma empresa melhor, como também as utiliza ativamente para criar valor para o negócio.

Há quatro dimensões da Advocacia dos Colaboradores: Construção da cultura, Práticas de pessoas, Campeão do local de trabalho e Especialista em comunicação.

Na sequência, detalharemos cada uma destas dimensões.

Construção da cultura

Um(a) Advogado(a) dos Colaboradores trabalha continuamente para construir a cultura organizacional desejada.

Se ele não faz nada, e simplesmente deixar a cultura “acontecer”, é provável que essa cultura não contribua para o sucesso da organização.

Uma boa cultura exige trabalho e planejamento.

Um profissional de RH competente é capaz de entender qual é o estado atual da cultura organizacional e pode imaginar quais passos a empresa precisa dar para garantir que sua transformação cultural seja bem-sucedida.

A sua abordagem em relação à diversidade, equidade e inclusão (D&I) se encaixa na cultura da empresa.

Se e como você recruta e treina pessoas de diferentes origens e formações culturais diz muito sobre sua cultura.

Advogados dos Colaboradores buscam garantir a existência de práticas de contratação inclusivas dentro das organizações e se esforçam para construir um ambiente de trabalho inclusivo para todos os colaboradores.

A partir do pequeno exemplo a seguir você pode entender como a cultura é importante e como uma boa Advogada dos Colaboradores faz diferença.

Há um milhão de pequenas coisas, desde chamar o CEO por Sr. ou Sra. enquanto todos os outros pelo seu primeiro nome, até a forma como os gestores treinam seus funcionários.

Tudo isto precisa fazer parte da construção deliberada da cultura da empresa.

A construção da cultura é uma habilidade-chave para o RH.

Práticas de pessoas

Você trabalha apenas com base na intuição?

Boas intuições vêm com os anos de experiência mas, se elas não correspondem às melhores práticas de pessoas e de RH, você precisa rever seus conceitos e agir de forma totalmente diferente.

Um especialista em práticas de pessoas trabalha de forma eficaz e eficiente.

Você não consegue fazer isso se não tiver uma formação sólida e uma bom  entendimento das melhores práticas.

Práticas de pessoas significa entender como conseguir extrair o melhor e o máximo dos colaboradores.

Você precisa:

Ser embasado e atualizado.

Mesmo que tenha 20 anos de experiência você precisa se manter atualizado, desde a legislação trabalhista até as mudanças culturais.

Quando a empresa implanta um novo sistema de RH você precisa conhecê-lo bem.

Usar práticas de RH baseadas em evidências.

A pesquisa atual sobre gestão não é somente uma informação que é “bom saber” para uma advogado dos colaboradores; ela é algo que é “necessário saber”.

Saber o que funciona no mundo real produz impacto no sucesso das pessoas.

Você precisa garantir que você e a área de RH estejam continuamente aprendendo sobre como tomar decisões baseadas em dados e evidências e a aplicar esta abordagem no trabalho.

Ser um profissional estratégico.

Há dois tipos de RH: o estratégico e o reativo.

Quase sempre existe trabalho reativo suficiente para manter o RH ocupado 100% do tempo.

Mas, somente a reação aos problemas não ajuda a moldar a organização.

Se você não for estratégico(a) não conseguirá construir uma boa cultura, planejar o futuro e ser um verdadeiro parceiro de negócios.

Além disso, um bom planejamento também pode reduzir o trabalho reativo.

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Melhorar constantemente.

Para você, o feedback é bem-vindo?

Você está disposto(a) a mudar com base no feedback?

Você estabelece suas próprias metas e trabalha para atingí-las?

É com isto que se parece uma melhoria contínua no RH.

Você não conseguirá ser um líder estratégico orientada a pessoas se não trabalhar constantemente em seu auto-desenvolvimento como pessoa e como profissional.

Crie valor

Quando foi a última vez que você conversou com as pessoas-chave na sua organização para avaliar se o seu trabalho cria valor para a organização?

As práticas de pessoas não dizem respeito somente aos funcionários que estão na linha de frente da organização ou à alta gestão… elas estão relacionadas a criar valor para toda a organização.

É preciso trabalhar com todos os diferentes grupos de interesse na organização para conseguir desenvolver programas de trabalho realmente efetivos.

Campeão do local de trabalho

Se alguma vez você assistiu aos Jogos Olímpicos, você viu campeão após campeão subir no pódio e receber a medalha.

Mas você também viu vídeos de treinadores, famílias e amigos aplaudindo estas pessoas.

Um campeão do ambiente de trabalho de RH é o treinador, a família, a multidão… e não a pessoa no pódio.

A Advogada das Pessoas significa que você trabalha para fazer com que o local de trabalho se torne o melhor possível e para ajudar os outros a se destacarem e a estarem sempre motivados.

Uma campeã do local de trabalho é um papel que tem credibilidade, confiança e ética, uma defensora dos que tem menos condições, no ambiente de trabalho.

Isto significa que você precisa conhecer e atender as leis trabalhistas.

Você não consegue defender as pessoas se os colaboradores não receberem o pagamento das horas extras e se não tiverem condições adequadas de trabalho.

Muito do RH está baseado em cumprimento de regras.

Uma campeã do local de trabalho entende essas normas e compreende a importância de ter as coisas bem resolvidas no espaço de trabalho.

Pode ser que exista alguma uma dor e a direção da empresa pode não estar consciente de que você precisa fazer o que tem que fazer, mas evitar uma auditoria ou um processo trabalhista beneficia toda a empresa.

Você também não pode privilegiar um determinado grupo em detrimento de outros e esperar ser vista como um verdadeira campeã do local de trabalho.

Você tem que garantir que o negócio é um ambiente seguro e legalmente correto para todos.

Especialista em comunicação

Nenhuma das competências mencionadas acima importa se você não conseguir comunicar claramente as informações para as outras pessoas.

Defender as pessoas significa fazer com que os outros entendam o que tem que acontecer.

É por isso que os profissionais de RH devem ser especialistas em comunicação.

Uma expert em comunicação:

– É capaz de improvisar argumentos estruturados, apresentá-los com impacto, convencer e inspirar.

– É preparada para fazer apresentações bem organizadas e impactantes, que inspirem e conduzam à ação.

– Facilita ativamente a transferência de conhecimentos para criar impacto tanto para o RH quanto para a organização.

– Fornece feedback aberto, honesto e apropriado a seus pares, subordinados e superiores para ajudá-los a melhorar. Capitaliza as oportunidades para construir uma cultura de feedback e melhoria contínua.

– Resolve ativamente as dificuldades de comunicação dentro da organização e conecta pessoas que não estão conectadas com outras que podem se beneficiar destas conexões para viabilizar mais inovação.

– Demonstra interesse, é questionador e procura entender os diversos papéis, ampliando visivelmente seu impacto.

O advogado das pessoas geralmente é uma competência altamente desenvolvida entre os profissionais de RH.

Tradicionalmente, as pessoas escolhem uma carreira no RH segundo o linkedin porque naturalmente são boas em comunicação, estratégia e em serem advogados ou defensores de pessoas.

Apesar destas coisas serem forças naturais, isto não significa que você possa ignorar a necessidade de continuar o desenvolvimento destas competências.

A construção da cultura exige esforço diário.

Manter-se atualizado com as evoluções recentes requer esforço consistente.

Aceitar feedback, agir como um campeão e compliance também são trabalhos intermináveis.

Porque a advocacia dos colaboradores é uma competência essencial para profissionais de RH e empresas?

A maioria das empresas gasta mais com pessoal do que com qualquer outra coisa.

Com muitos colaboradores trabalhando em home office, algumas empresas já não têm investido mais em bens imobiliários.

Agora, são praticamente computadores e pessoas.

O RH literalmente cuida do ativo mais importante da empresa.

Vamos recapitular outras razões pelas quais o Defesa das pessoas é tão importante.

Comportamentos de profissionais de RH com fortes competências em advocacia dos colaboradores.

Como você sabe se você e sua equipe têm fortes competências como advogados de pessoas?

As quatro competências centrais do Defesa das pessoas – construção de cultura, práticas de pessoas, campeão do local de trabalho, e especialista em comunicação – dão uma direção sobre as competências necessárias mas, apresento abaixo alguns sinais exteriores de forte competência como Defesa das pessoas.

Ter um profundo entendimento da cultura e dos valores organizacionais.

Você consegue explicar a cultura atual da sua empresa e discutir seus planos sobre como pode melhorá-la?

Estas são características essenciais de um Defesa das pessoas.

Um bom líder de RH não precisa procurar saber quais são os valores organizacionais. Eles os conhecem e os vivenciam diariamente.

Gerenciar as diferenças interculturais e as subculturas inter-organizacionais.

Vivemos em uma sociedade global.

Você terá colaboradores de diferentes origens e com diferentes sistemas de crenças.

Isto é uma coisa boa, mas também é complicado.

Um bom defensor das pessoas pode aproveitar estas diferenças em prol dos empregados e da organização.

Buscar e incorporar feedback e agir sobre ele.

Se você não consegue aceitar críticas e mudar chegou a hora de encontrar outra profissão.

Boas ideias e feedback útil podem vir de pares, subordinados e superiores.

Resolver ativamente as dificuldades de comunicação dentro da organização.

Você pode fazer isto através de coaching individual ou do desenvolvimento e execução de programas de treinamento que ajudem a construir a comunicação.

Isto pode ser mais complicado em locais de trabalho remotos, onde a maior parte das comunicações é feita eletronicamente.

Isto é um desafio real para todos os profissionais de RH.

Apoiar a liderança e os funcionários.

Defensores das pessoas implementam práticas de RH atualizadas para capacitar a liderança e os funcionários a conseguirem atingir o seu melhor desempenho.

Como os profissionais de RH podem desenvolver competências de advocacia dos colaboradores

Embora o talento natural nesta área provavelmente tenha te levado para uma carreira no RH, existem muitas coisas que você pode fazer para aumentar suas competências como Defesa das pessoas.

Por exemplo:

1. Desenvolver suas capacidades de comunicação

O RH precisa se comunicar com todos os grupos de interesse na organização, desde CEOs e investidores até colaboradores de nível básico.

Se sua empresa atua em outros países, seu trabalho é ainda mais complexo.

Como as culturas variam dentro da empresa?

Como elas variam externamente com os clientes?

Planos que funcionam bem no Brasil podem fracassar em outros países da América Latina.

Pratique a escuta ativa e foque nas preferências de comunicação das outras pessoas para melhorar a forma como você se comunica no trabalho.

Além disso, desenvolva suas capacidades de comunicação eletrônica.

Confiamos na linguagem corporal, mas como muitas empresas passaram a trabalhar remotamente perdemos muito desse contato.

Busque garantir que suas competências com reuniões via Zoom, Google meet ou outros sejam sempre desenvolvidas e melhoraradas.

2. Aprenda a dar e a receber feedback

O RH passa tanto tempo dando feedback que muitas vezes se esquece de como é estar do outro lado.

É preciso saber como as pessoas te percebem, mudar e trabalhar em si mesmo para incorporar de forma cada vez melhor a cultura e os valores da empresa.

Busque garantir também que sempre dê feedbacks construtivos.

3. Compreender as diferentes funções dentro da sua organização

Você sabe como é ficar de pé no chão de fábrica durante oito horas?

Alguma vez esteve em uma reunião de vendas?

Ao conhecer o que as pessoas da sua organização fazem você pode aumentar o seu impacto pessoal.

Fale com os líderes das equipes, mas também converse e acompanhe alguns colaboradores em níveis mais abaixo na hierarquia.

São eles que fazem o trabalho real.

4. Crie oportunidades para falar com os colaboradores

Se todos trabalham remotamente agende uma hora no Zoom e responda o mais rapidamente possível, como na época em que você mantinha a porta aberta.

Se estiver no escritório, caminhe pela planta de tempos em tempos.

Use sessões de perguntas e respostas, caixas de sugestões e pesquisas de engajamento (mas somente se você for conduzir uma análise minuciosa das pesquisas e agir de acordo com o que aprender).

5. Reserve tempo para aprender sobre cultura organizacional e inclusão

Em seu papel, procure ativamente por oportunidades para alinhar sua cultura com os objetivos organizacionais e emponderar os colaboradores para se sentirem ouvidos, respeitados e produtivos.

Você pode fazer isto através de pesquisas de engajamento mas também através da organização de focus groups de colaboradores, conduzindo entrevistas de retenção e de saída, etc.

6. Participar em conferências e webinars e obter certificações

O RH precisa estar sempre atualizado para ser um verdadeiro advogado dos colaboradores, e isso requer tempo e dedicação.

Procure oportunidades para aprender coisas novas.

Há muitas conferências virtuais e webinars que você pode assistir gratuitamente para ouvir os líderes em sua indústria.

Identifique áreas nas quais gostaria de desenvolver suas competências para representar melhor seus colaboradores e inscreva-se em um programa dedicado de certificação de RH.

Se você for um líder de equipe, busque garantir que existe orçamento de treinamento para a área de RH.

7. Adquirir competências de gestão de projetos

A estratégia diz respeito a planejamento para o futuro, da mesma forma como a gestão de projetos.

Você sabe quem, onde e o que precisa acontecer?

Essa é uma parte essencial do treinamento e desenvolvimento, e de ser capaz de ser um parceiro confiável para seus colaboradores.

Resumo – Advocacia dos Colaboradores

A construção de uma cultura organizacional inclusiva e próspera, a gestão dos relacionamentos e a resolução de conflitos são algumas das responsabilidades críticas para os profissionais de RH.

O desenvolvimento da competência Advocacia dos colaboradores irá ajudá-lo(a) a se tornar um parceiro(a) confiável para a liderança, para os colaboradores e para a organização como um todo.

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