Um tema com o qual certamente nos deparamos em listas de tendências em Recursos Humanos é a digitalização do RH, ou simplesmente RH Digital. Mas, o que realmente RH Digital significa e de que forma ele afeta a área? Isto é o que iremos explicar neste artigo.
O que é o RH Digital?
O RH Digital é um processo de otimização no qual tecnologias móveis, analíticas, sociais e de nuvem (denominada pelo acrônimo SMAC, do inglês social, mobile, analytics and cloud) são maximizadas para tornar o RH mais eficaz, eficiente e conectado.
Em outras palavras, representa uma mudança em uma escala sem precedentes vista até hoje sobre a forma como o RH opera. Entretanto, a aplicação de novas tecnologias por si só, não torna o RH digital.
Como Jeff Mike, da Deloitte comenta:
O RH Digital deveria alinhar cultura, talento, estrutura e processos. Isso para balancear eficiência e inovação. E também ajudar a sustentar um impacto quantificável, perceptível, na organização à medida que esta se transforma continuamente.
De acordo com Dave Ulrich, renomado consultor e palestrante na área de RH, a jornada do RH Digital em qualquer organização envolve quatro etapas:
- Eficiência do RH. Nesta etapa as empresas investem e constroem plataformas tecnológicas que possibilitam gerenciar de forma mais eficiente os processos de RH. Isso frequentemente através de fornecedores de tecnologia de RH. A integração digital que proporciona maior eficiência e eficácia à gestão de recursos humanos é uma das competências essenciais do business partner estratégico do RH moderno.
- Eficácia do RH. Nesta etapa, usa-se a tecnologia para aprimorar as atividades de pessoal (contratação, treinamento), gestão de desempenho, comunicação e trabalho.
- Informação. Compartilha-se a informação para gerar resultados de negócio. Os dados são acessíveis e dados internos são combinados com dados externos. E a análise de dados dos colaboradores (People Analytics) é potencializada para gerar conhecimentos relevantes para o negócio.
- Conexão (experiência). Nesta fase final, o RH Digital é potencializado para criar uma conexão entre as pessoas. Alavancam-se redes sociais porque cria-se experiências entre as pessoas, e a tecnologia viabiliza um sentimento mais forte de pertencimento.
Como o RH Digital está transformando a área de Recursos Humanos?
Da mesma forma como a tecnologia mudou o nosso dia a dia, ela está também transformando o RH. Entre outras coisas ela possibilita o RH a:
Usar dados e suas análises
De forma lenta mas consistente, o RH está começando a entender o valor que a análise de dados (People Analytics) pode agregar para o negócio. Pré-seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Engajamento dos Colaboradores, etc. Atualmente existe tecnologia disponível para medir qualquer etapa do ciclo de vida do colaborador. Entretanto, a questão é se existem profissionais de RH suficientemente com capacidade de gerar descobertas para o negócio a partir destes dados.
Recrutamento “garantido”
Uma experiência móvel “suave” (Aplicativo), um processo de pré-seleção orientado por dados e um programa de “onboarding” personalizado por inteligência artificial. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos sobre como o recrutamento está se tornando cada vez mais digital.
Melhorar a experiência do colaborador
Para os trabalhadores do século XXI a fronteira entre o profissional e o pessoal tem se tornado cada vez mais difícil de discernir. Da mesma forma como eles acessam suas redes sociais durante o expediente, eles igualmente acessam seus e-mails de trabalho durante os finais de semana. Desta forma, os colaboradores fazem o papel de consumidores e querem que suas empresas proporcionem experiências similares no que diz respeito ao ambiente de trabalho digital.
Oferecer ferramentas de auto-atendimento aos seus colaboradores
Esta orientação está alinhada com uma experiência do consumidor melhorada, mas foca no lado “RH das Coisas”. Da mesma forma que um colaborador quer poder escolher como e quando eles gerenciam seus e-mails e carga de trabalho profissionais, eles também querem gerenciar os seus dados de RH.
Ser competitivo na guerra por talentos
Os millenials e a geração Z – em outras palavras, a força de trabalho do futuro – estão continuamente conectados às redes sociais e sempre usando seus smartphones. As organizações que usam tecnologias digitais para vários propósitos de RH – por exemplo, recrutamento, pré-seleção e aprendizagem e desenvolvimento – tem uma vantagem competitiva significativa quando se pensa em atrair esta exigente geração de trabalhadores.
Alguns Exemplos Reais
Dados e Análise de Dados
Existe muita coisa para se falar sobre dados e análise de dados. Na verdade, análise de dados de recursos humanos é uma área de especialização em si mesma, e é por este motivo que nós na Academia INOVARH dedicamos uma seção inteira a este tema. As mais importantes ferramentas iremos listar em outro artigo chamado Ferramentas de Analytics de RH.
Recrutamento Digital
A Présumé (https://presume.com.br/) é uma plataforma de pré-entrevistas por gravação de vídeo. E é um bom exemplo sobre como as diferentes tecnologias SMAC podem ser combinadas em uma solução digital. Os candidatos recebem um link por e-mail, podem fazer sua entrevista por vídeo quando for mais conveniente, através de qualquer dispositivo. As entrevistas podem ser facilmente compartilhadas com todas as pessoas envolvidas no processo de contratação. É uma ferramenta que possibilita uma redução substancial nas despesas e aumento de eficiência no processo de recrutamento e seleção.
Uma experiência de colaborador aprimorada
O gerenciamento do desempenho dos colaboradores é um tema que aumentou muito em importância entre a força de trabalho atual.
Os colaboradores gostam de receber e compartilhar seu feedback com frequência, em tempo real e através de qualquer tipo de dispositivo. O Smartleader é uma ferramenta de gerenciamento de desempenho que disponibiliza aos gestores e colaboradores do século XXI uma experiência de feedback digital.
Como começar com o RH Digital?
Esta é uma pergunta que justifica o artigo por si só. Tente não complicar as coisas além do necessário.
Comece fazendo perguntas simples tais como:
“Quais áreas dos nossos processos de RH poderiam ser submetidas a uma transformação digital?” Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão da Folha de Pagamentos?
Pergunte tanto aos colaboradores quanto à direção da empresa qual parte do RH deveria ser digitalizada o quanto antes. Isto irá resultar em uma longa lista de idéias.
A próxima etapa é priorizar essa lista de idéias com base em 2 critérios: impacto e esforço. O impacto está relacionado ao valor gerado no negócio pela digitalização das idéias. O esforço está relacionado ao tempo e aos recursos necessários para a digitalização dessa idéia.
Esta matriz se torna então o nosso ponto de partida. Comece com as idéias que geram um alto impacto sobre o negócio (retorno financeiro) e que demandam relativo baixo esforço para serem implantadas. Elas irão te ajudar a construir e aprovar o “business case” para o RH Digital e conseguir começar o mais rápido possível.
Resumo
O que é RH Digital?
O RH Digital é um processo de otimização, no qual tecnologias móveis, analíticas, sociais e de nuvem (chamadas SMAC, do inglês Social, Mobile, Analytics and Cloud) são maximizadas para tornar o RH mais eficaz, eficiente e conectado.
Como o RH Digital está transformando a área de Recursos Humanos?
O RH Digital capacita o RH, entre outras coisas, a utilizar análise de dados, recrutar com segurança e aprimorar a experiência do colaborador. Além disso, oferece alternativas de auto-atendimento para os colaboradores e permite ser competitivo em um mercado de trabalho dirigido pelos talentos.
Como começar no RH Digital?
Em primeiro lugar pergunte-se quais áreas dos seus processo de RH poderiam ser submetidos a uma transformação digital. Pergunte aos colaboradores e também à direção da empresa. A seguir, priorize as idéias com base nos impactos e esforços necessários. Comece por aqueles que potencialmente devem gerar maior impacto e que demandam baixo esforço para serem implantadas.
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