BLOG

Experiência do Colaborador: Humanidade e Tecnologia

por | 12/10/2021 | Employee Experience

Como vimos em outros posts, “employee experience”, cuja tradução para o português é experiência do colaborador, é cada vez mais fundamental para criar diferenciais competitivos e impactar positivamente na criação de valor para os negócios. Por isso, você deve aprender tudo sobre employee experience.

Por outro lado a pressão pela introdução de novas tecnologias para aumentar a produtividade e acelerar o crescimento pode representar um desafio para que estes objetivos sejam compatibilizados.

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre como equilibrar a humanidade e a tecnologia na experiência do colaborador (employee experience).

Experiência do Colaborador: Humanidade e Tecnologia no trabalho

Para criar uma experiência do colaborador (tradução de employee experience) engajadora os investimentos em tecnologia devem ser dirigidos pelas necessidades humanas.

Em função da pressão nos negócios para crescer, inovar e aumentar a produtividade é inevitável que as empresas busquem e introduzam novas tecnologias para criar diferenciais competitivos.

Por outro lado, está ficando cada vez mais claro que a integração de novas tecnologias ao trabalho do colaborador é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência.

Ao mesmo tempo que existe uma grande pressão nos últimos anos para a implantação de novas tecnologias e ferramentas estamos testemunhando um cuidado muito maior em relação às soluções que são introduzidos nos processos e práticas à medida em que as empresas tentam conscientemente moldar e desenvolver uma experiência unificada do colaborador.

Milhares de aplicativos para fazer milhares de diferentes tarefas já não fazem mais tanto sentido.

Ao invés disso, as empresas estão construindo uma experiência muito mais conectada e holística.

Entretanto, o equilíbrio entre os imperativos da tecnologia e necessidades humanas para a criação de uma experiência unificada do colaborador é uma coisa difícil de fazer da forma correta.

É essencial, em todos os momentos, considerar as pessoas e a tecnologia conjuntamente como um reflexo uma da outra.

Quer aprender como mapear e redesenhar a experiência do colaborador de uma forma criativa para obter maior engajamento e melhores resultados? Clique na imagem abaixo e conheça os nossos cursos Experiência do Colaborador e Design Thinking.

Experiência do Colaborador: curso na INOVARH

Reflexões sobre a implantação de novas tecnologias e os colaboradores

Algumas perguntas para reflexão previamente à decisão de implantar novas tecnologias:

– Podem existir ferramentas e soluções inovadoras disponíveis. Mas, é o correto implantá-las nesse momento?

– As novas tecnologias aprofundam a conexão entre as pessoas?

– Elas melhoram e facilitam os relacionamentos?

– Elas afetam positivamente as experiências tanto do consumidor quanto do colaborador?

Este nível de reflexão ao se tomar decisões sobre tecnologia nem sempre tem sido algo automático mas agora ele passou a ser fundamental.

Como o RH pode potencializar os resultados com as demais áreas

A unidade de pesquisa da Economist Intelligence identificou que a colaboração entre TI e RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da habilidade de considerar o impacto humano das decisões de tecnologia.

Porém, essa colaboração é somente um pedaço da história: muitas outras funções facilitam, apoiam e moldam a experiência do colaborador (tradução de employee experience).

Portanto, temos que pensar muito mais holisticamente sobre a forma como as empresas desenvolvem a sua experiência do colaborador. Isso é um grande desafio porque muitas empresas ainda estão entendendo o que é employee experience.

O relatório da Economist Intelligence sugeriu compartilhado é uma boa forma de desenvolver entendimento entre as funções e identificar resultados que satisfaçam a todos.

Uma forma de fazer isso é focar nas vantagens competitivas.

Por exemplo, como a empresa pode criar uma experiência que a torne mais atrativa para os talentos e para os consumidores – mas, o pensamento deve ir além disso.

Afastando-se um pouco da forma tradicional de trabalhar, projeto a projeto, os negócios ficam melhor posicionados para refletir em relação a como os colaboradores irão usar e se beneficiar das tecnologias que estão selecionando.

As empresas podem disponibilizar tecnologia em pontos-chave de contato para entregar interações e experiências racionalizadas.

Mas por que elas fazem isto?

Na minha opinião o objetivo deve ser ajudar os colaboradores a realizar seu pleno potencial.

E também fornecer a melhor contribuição possível, tanto no trabalho quanto na vida.

Isso se manifesta ao longo da jornada do colaborador.

Para saber mais sobre a jornada do colaborador e como a experiência pode melhorar através de Design Thinking, leia o artigo em nosso blog. Clique aqui.

Experiência do Colaborador: Humanidade e Tecnologia – Como compatibilizar?

Desde a fase de candidato até a fase de ex-colaborador empresas que focam nas pessoas buscam assegurar que todas as novas tecnologias sejam disponibilizadas para viabilizar uma experiência positiva em todos os pontos-de-contato ao longo da jornada do colaborador. Por isso, a proliferação de cursos ensinando tanto employee experience quanto design thinking.

Como contrapartida, isto possibilita aos colaboradores evitar desperdiçar seu tempo em atividades de baixo valor agregado.

Por outro lado, viabiliza colocar toda sua energia no trabalho que realmente produz impacto e valor para os clientes, consumidores e acionistas do negócio.

Outro aspecto importante é fazer a imersão das pessoas nos aspectos absolutamente fundamentais como propósito, missão e valores da empresa.

Isso tem sido geralmente difícil de fazer em grande escala.

Mas as empresas agora tem uma quantidade mais ampla de opções para focar seus colaboradores nas coisas certas através de experiências digitais bem planejadas.

Com este pensamento, você pode se livrar do ruído e permanecer focada nas coisas que realmente importam.

Ao mesmo tempo, consegue manter um equilíbrio saudável entre pessoas e tecnologia.

Capacite seu time de RH com cursos de excelência e num só lugar!
Compartilhar

Categorias

Mais Recentes

Arquivos

Tags

Veja também