Muito tem se falado sobre o futuro do profissional de RH. Assista a esse vídeo e leia o texto para entender porque os profissionais de Recursos Humanos estão vivendo uma grande oportunidade.
RH Digital: vivemos um momento especial para Recursos Humanos. Muito tem se falado sobre o RH do futuro, o futuro do RH, o novo RH ou ainda sobre o moderno profissional de Recursos Humanos sobre algo de novo que está surgindo, ou que já surgiu, e que na nossa opinião na Academia INOVARH, e de muitas outras pessoas, de forma irreversível.
As HR Techs (aplicativos, sistemas, plataformas) que estão sendo desenvolvidos com o apoio de big data, inteligência artificial pra serem utilizados em todos os subsistemas do RH, people analytics, rh digital, employee experience, tudo isso é muito novo. E o aprendizado, a capacitação do profissional de Recursos Humanos nesse sentido não tem acompanhado o mesmo ritmo.
Por isso, em pesquisa feita recentemente pela McKinsey foi apontado que quase 90% das empresas estão enfrentando e encontrarão nos próximos anos uma deficiência importante nas habilidades nos profissionais de Recursos Humanos.
Uma oportunidade única para os profissionais de Recursos Humanos
Então, ao mesmo tempo que tudo isso deve trazer algum inquietação e preocupação aos profissionais de RH, é também uma grande oportunidade para que consigam se destacar na medida em que conseguem absorver esses conhecimentos através de treinamentos, cursos, leituras, pequisas.
Nós do RH não seremos substituídos completamente por sistemas. Mas, 30% das nossas atividades, as mais administrativas e rotineiras já estão sendo substituídas, automatizadas, realizadas por sistemas, robôs.
Você pode estar se perguntando se tudo aquilo que você aprendeu ao longo da sua carreira no RH, sobre o comportamento humano, a psicologia, a capacitação profissional, o aspecto motivacional, carreiras, coaching, etc. está perdendo seu valor.
Na nossa opinião na academia e de muitas pessoas a resposta é clara: não. Porém, por outro lado, conhecer somente isso está deixando de colocá-la numa posição de profissional de Recursos Humanos completo.
As novas habilidades do profissional de RH
O novo profissional de RH já precisa conhecer de:
- Estatística
- Análise de dados
- Negócios
- Tecnologia
Isso não quer dizer que um profissional de Recursos Humanos tenha que se transformar em um cientista de dados, um geek, num mestre em estatística ou num mega desenvolvedor.
Claro que caso você já tenha alguma dessas habilidades, você poderá sair na frente. Será uma vantagem. Mas, lembre-se que você sempre terá que conhecer igualmente todas as rotinas de Recursos Humanos.
O melhor caminho é você conseguir montar uma estrutura dentro da sua empresa com uma equipe multidisciplinar que possua todas essas competências. Você pode ter um matemático e um desenvolvedor no seu time, por exemplo. Porém, não se esqueça que você tenha ao menos oss conhecimentos básicos de todos esses pontos citados. Você precisará conhecer um pouco de estatística, mesmo que seja somente os conceitos mais básicos, entender como analisar dados, de tecnologia e sobre negócios. Essas duas últimas habilidades estão mais presentes na rotina do profissional de Recursos Humanos. Já estatística e a compreensão dos dados ainda é uma grande deficiência para a maioria.
Então, nossa mensagem é essa: fique atenta ao momento, a essa grande oportunidade que está sendo aberta aos profissionais de RH! Talvez seja a área onde as maiores oportunidades estão ocorrendo, junto com Tecnologia. As áreas como Finanças, Vendas, Marketing já estão usando os dados faz muito tempo. Marketing, por exemplo, já tem como padrão utilizar os dados nas análise sobre o comportamento do consumidor. Por RH, People Analytics, é algo bastante recente.
Então, tenha tudo isso como algo favorável ao seu trabalho e não contra você. Aprenda como você pode usar os dados para te apoiar nas tomadas de decisão. É uma grande oportunidade que o RH está tendo de colocar definitivamente um assento na mesa da diretoria.