O entendimento de negócios, também chamada de sagacidade ou domínio de negócios é, sem sombra de dúvidas, um dos mais fortes indicadores futuros de impacto sobre os resultados de um negócio.
O entendimento de negócios é também bastante conhecido pelo termo em inglês “business acumen”.
Essa capacidade ainda é subdesenvolvida no RH.
Na prática, 4 em cada 10 CHROs ou Diretores de RH consideram o entendimento de negócios como a competência mais deficiente entre os talentos no RH.
Neste artigo vamos discutir o que é Entendimento de negócios no RH e como os profissionais de RH podem desenvolver essa competência.
Tópicos
– O que é entendimento de negócios no RH?
– Porque o entendimento de negócios é tão importante para os profissionais de RH e para as empresas?
– O que compreende entendimento de negócios para os profissionais de RH?
– Comportamentos dos profissionais de RH que demonstram sólido entendimento de negócios
– Como desenvolver o entendimento de negócios no RH?
O que é o entendimento de negócios no RH?
O entendimento de negócios está relacionado à capacidade de entender os objetivos, propósito e conhecimento de uma organização, e criar processos, políticas e atividades alinhadas a estes aspectos, que melhor atendam os interesses da organização e que viabilizem o seu crescimento futuro.
O entendimento de negócios é um meio para melhorar o desempenho financeiro e o desenvolvimento da liderança.
O entendimento de negócios às vezes é conhecido também como bom senso ou sagacidade de negócios.
Profissionais de RH que têm habilidade de entendimento de negócios, compreendem os princípios fundamentais do negócio, as operações internas e externas e as metas da organização; conseguem adaptar e posicionar estrategicamente as políticas e atividades diárias para melhor servir a organização e seus clientes finais, o que resulta, no final, em um aumento nos lucros do negócio.
Esses profissionais também sabem que a estratégia do negócio não é isolada da área de Recursos Humanos, mas, ao contrário disso, recursos humanos é um aspecto fundamental para entender completamente uma organização e melhor atender aos interesses tanto dos colaboradores quanto dos clientes finais da organização.
Porque o entendimento de negócios é tão importante para os profissionais de RH e para as empresas?
O papel do RH está evoluindo rapidamente e, hoje em dia, o entendimento de negócios é uma competência absolutamente vital para TODOS OS PROFISSIONAIS DE RH, e não somente para os business partners de RH.
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Você sabia que entendimento de negócios é a habilidade que se apresenta mais deficiente quando se busca por talentos de alto nível no RH?
De acordo com uma pesquisa da Consultancy.uk, 41% dos CHROs citam o entendimento de negócios como a competência mais deficiente na busca de talentos de RH.
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Quando profissionais de RH são capazes de dominar como funciona o negócio e conversam na mesma língua dos líderes, passam a ter uma probabilidade muito maior de conseguir impactar de forma mais significativa os resultados do negócio.
Isto acaba agregando um enorme valor para a organização que tem, então, condição de criar melhores estratégias de negócios que produzam lucro e aumentem sua competitividade.
Quando você, como profissional de RH, consegue dominar os objetivos, valores e missão da organização, seu entendimento daquilo que é necessário cresce muito e assim sua confiança aumenta para tomar ações que considere essenciais e implantar mudanças necessárias.
Você também cria mais credibilidade e confiança junto à liderança.
Veja abaixo o depoimento de um consultor que ilustra este contexto:
“Como consultor, realizei auditorias de RH onde não existia um encaixe estratégico entre as necessidades da empresa e o plano da estratégia de recursos humanos preparado pelol RH. Alguns CEOs me disseram que seus líderes de RH não demonstravam entendimento de negócios. Isso me recorda daquela citação do livro “The HR Scorecard”: “O meu chefe de RH é muito talentoso, mas isto é um negócio e não RH”.
O que compreende entendimento de negócios para profissionais de RH?
Na Academia InovaRH nós identificamos algumas competências ou habilidades essenciais, que acreditamos que todo profissional de RH deveria ter para ser considerado eficaz.
O Entendimento de Negócios é uma destas competências essenciais.
As quatro competências essenciais de RH são:
1. Orientação por dados
2. Entendimento de negócios
3. Integração digital
4. Advogado das pessoas
O Entendimento de Negócios é formado por 3 componentes fundamentais:
1. Entendimento do contexto
2. Orientação para clientes
3. Co-criação de estratégias
Os profissionais de RH,no mínimo, precisam ter uma compreensão fundamental de cada uma destas 3 componentes.
Vamos explorar cada uma deles em maior profundidade.
1. Entendimento do contexto
O entendimento do contexto está relacionado à compreensão do contexto global do trabalho e da dinâmica interna da organização.
Este aspecto exige um bom entendimento das tendências e forças de mercado impactando o negócio no presente, ou que poderão vir a impactar no futuro, além de uma consciência mais abrangente dos fatores macroeconômicos e sociais que impactam a organização.
2. Orientação para clientes
Orientação para clientes está relacionada aos entendimentos dos produtos ou serviços da organização e do cliente final e ao alinhamento das políticas de RH para otimizar o valor entregue pela organização.
É fundamental ter também um entendimento sólido de pessoas, da cultura e da liderança, bem como das dinâmicas de mudança.
3. Co-criação de Estratégias
A co-criação de estratégias está relacionada ao fato de profissionais de RH terem um entendimento profundo dos valores da organização e do que faz com que ela tenha sucesso (ou não) e o uso deste entendimento para co-criar estratégias alinhadas com o negócio conjuntamente com os líderes da organização.
Em outras palavras, a co-criação de estratégicas vai além de um entendimento no nível superficial de finanças e de como funciona o negócio.
O papel dos profissionais de RH nas organizações modernas é construir uma estratégia de RH que co-cria a estratégia do negócio.
É por este motivo que é fundamental que os profissionais de RH tenham um sólido entendimento do negócio.
Embora nem todas as funções do RH exijam um entendimento profundo destas 3 componentes é muito vantajoso ter uma compreensão geral delas.
Porquê?
Porque isto te possibilitará alinhar as políticas de RH com objetivos mais amplos do negócio e criar valor real.
Comportamentos dos profissionais de RH que demonstram sólido entendimento de negócios
Como o entendimento de negócios se traduz para seu trabalho no RH?
Alguns exemplos para ilustrar como isso ocorre:
1. Capacidade de definir e alinhar com o propósito da organização
Os profissionais de RH, e todos os colaboradores, tem que ser capazes de expressar claramente o que a organização faz e por qual motivo ela existe.
Em outras palavras: Qual é o propósito da organização?
Os profissionais de RH também precisam conhecer seu propósito individual e a forma como este se encaixa com sua função, com os esforços do seu time, e com a organização como um todo.
2. Mensuração Consistente e Eficaz
Sem acompanhar ou medir não é possível entender o que está e o que não está funcionando.
Como consequência você não consegue saber se as políticas ou processos que está implantando têm valor real ou não.
É por esse motivo que é fundamental medir o ROI, o retorno sobre investimento das iniciativas do RH, com regularidade.
Algumas perguntas úteis para os profissionais de RH fazerem a sim mesmos seriam:
– Estamos fazendo as coisas certas para nossas pessoas, clientes e negócios?
– Como estamos contribuindo para as receitas e resultados da organização?
– Como medimos nossa efetividade e nosso impacto organizacional?
– As informações provenientes destas medições estão ajudando a guiar o sucesso da nossa organização?
Isto também exige, no mínimo, algum nível de sagacidade financeira, que seria a capacidade de entender métricas financeiras como também o relacionamento entre os princípios de gestão financeira e resultados do negócio.
3. Colocar a organização em primeiro lugar
Se uma pessoa ou equipe supera consistentemente suas metas enquanto o resto da organização tem dificuldade ou fracassa, isso sugere que alguma coisa está errada.
Todos deveriam estar evoluindo e isto requer um esforço de time focado em colocar a organização na frente do sucesso individual.
Significa implantar sistemas de incentivo, recompensa e reconhecimento que valorizem as realizações daqueles funcionários alinhados aos objetivos e à missão da organização.
4. Concentração nos pontos fortes (de todos).
Todos nós temos pontos fortes e fracos únicos.
Os pontos fracos só podem ser um pouco melhorados, enquanto que permitir a uma pessoa se concentrar e desenvolver suas fortalezas pode levar a desempenho e resultados excepcionais.
Líderes de RH que possuem sólido entendimento de negócios encorajam os gestores a entender e focar nos pontos fortes e talentos de seus colaboradores e colocá-los em funções onde possam emprega-los tanto quanto for possível.
Como desenvolver o entendimento de negócios no RH?
Agora que sabemos o que é o entendimento de negócios e porque ele é fundamental para crescer na função e na organização, como você pode desenvolvê-lo?
Os entendimentos e competências que você irá precisar dependem da sua função específica e do nível de maturidade que você se encontra em sua carreira.
Segue abaixo uma relação das estratégias mais efetivas para desenvolver a habilidade de Entendimento de Negócios.
1. Construa um entendimento profundo do seu negócio
Desenvolva um entendimento profundo sobre o que sua organização faz e porquê.
Como ela ganha e como gasta o dinheiro?
Você já viu um demonstrativo de resultados?
Busque conhecer profundamente o produto ou serviço da sua organização e entenda o que envolve a sua entrega ao consumidor ou cliente.
Algumas perguntas úteis para se obter as respostas para essas questões podem ser:
– Quais são as maiores prioridades e preocupações dos líderes da organização?
– Quem é o maior cliente ou consumidor e porque usa o serviço ou produto da empresa?
– Qual produto ou serviço é o mais rentável e porquê?
– Qual é a margem operacional da empresa?
– Quais foram a receita e o lucro do último exercício?
Busque entender como as métricas que você acompanha (engajamento dos funcionários, turnover/retenção, etc.) levam a uma melhoria do desempenho e a um resultado financeiro mais saudável.
Basicamente, você precisa conhecer a Cadeia de Valor do RH para poder contribuir com efetividade para o processo de planejamento do negócio.
Esse é um entendimento absolutamente crucial para os profissionais de RH, desde os que estão no início da carreira até os que já chegaram ao nível mais alto.
Entender seu negócio irá ajudá-lo a traduzir suas atividades, processos e resultados de gestão de recursos humanos em impacto nos resultados finais da organização.
2. Obtenha uma compreensão da sua base de clientes (desejada)
Saber quem são seus clientes finais irá ajudá-lo a preparar a força de trabalho da organização para atender seus clientes da melhor forma possível.
Busque aprender:
– Quem é o seu consumidor ou cliente-alvo?
– O que ele procura?
– Qual é o seu maior desafio ou dor?
– Quem são seus principais concorrentes?
– Qual é o seu diferencial?
– Como o RH pode ajudar a posicionar a organização para melhor atender seus clientes, aumentar o valor entregue e ajudar a aumentar os lucros?
3. Desenvolva conhecimento e aplique teorias gerenciais conhecidas
Isto irá ajudá-lo a entender os maiores desafios da organização e a começar a busca por soluções.
Além disso, irá aumentar sua conscientização sobre como as decisões estratégicas de um gestor impactam sobre outros e sobre a empresa como um todo e também a considerar as necessidades mais amplas da organização.
Isto está relacionado a identificar como cada decisão está conectada e como atua em combinação para levar ao atingimento de um objetivo maior e a melhorar os resultados financeiros.
Por exemplo, você pode participar de um treinamento de gestão para melhorar seu conhecimento sobre gestão.
Essa estratégia é mais aplicável para pessoas que ocupam posições gerenciais no RH.
4. Aprendizado contínuo
A aprendizagem não deve parar nunca.
Você tem que estar aprendendo sempre ao longo de toda sua carreira profissional.
Coloque isso em prática através da leitura de livros, podcasts, revistas e artigos de RH, cursos, e participando de eventos relevantes.
Isto é uma obrigação para qualquer pessoa em início de carreira no RH e é um excelente hábito à medida que você evolui na carreira.
Esteja atento a sempre buscar a formação certa.
Por exemplo, muitos livros estão desatualizados e não refletem como o RH é nos dias atuais e como ele evolui rapidamente.
Cursos online atualizados são uma ótima forma de desenvolver competências de RH, incluindo entendimento de negócios e para se preparar para assumir um papel mais estratégico dentro da sua organização.
Lembre-se de que Entendimento de Negócios é um processo que nunca termina.
5. Considere a estratégia de “sombra” da função
Observar como as pessoas trabalham em outros departamentos é uma ótima forma de obter novos conhecimentos, construir novos relacionamentos e de obter um entendimento da organização e de seu funcionamento.
Desenvolva seu entendimento sobre como as operações das outras áreas impactam sobre o sucesso geral da organização e aonde elas encontram limitações e desafios.
6. Arranje um mentor
À medida que você progride e evolui na carreira no RH o que você diz, como diz e quando diz fica cada vez mais importante.
Não é fácil desenvolver essas competências sozinho, sem ajuda externa.
É por esse motivo que arranjar um mentor ou coach bastante experiente (seja em sua organização ou outro lugar) pode ser altamente benéfico para você.
7. Não tenha receio de fazer perguntas
Tenha o hábito de fazer perguntas frequentemente, independente de onde você se encontre na carreira.
Não tenha medo de dizer que não entende algo ou que precisa ser explicado de novo.
É assim que aprendemos e crescemos.
Fazer perguntas irá melhorar seu entendimento e compreensão e irá proporcionar diferentes perspectivas sobre as questões e suas soluções potenciais.
8. Ensine os outros
À medida que cresce e desenvolve sue entendimento de negócios, você não deve deixar de compartilhar seus entendimentos com os outros membros da sua equipe.
Busque garantir que eles conheçam as bases de funcionamento da organização e estimule-os a desenvolver seus entendimentos de negócios através do envolvimento em todas estas estratégias.
Entendimento de negócios é uma competência vital para todos os profissionais de RH.
Como você pode perceber desenvolver Entendimento de Negócios é uma competência fundamental para TODOS OS PROFISSIONAIS DE RH hoje em dia.
Isso não só fortalece o departamento de RH, como também ajuda a conectar a estratégia de RH com a estratégia de negócios da organização e possibilita a você entregar um valor real à organização, que os líderes reconhecem e valorizam.
Se você quiser saber mais sobre Entendimento de Negócios no RH e preparar suas competências para o RH de vanguarda conheça o nosso Programa BUSINESS PARTNER ESTRATÉGICO DE RH.
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